Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias, Publicações

Defensor Jorge Bheron é convidado como conselheiro pela equipe de Transição Governamental da Presidência da República

Na última segunda-feira (21), o Defensor Público e associado ADPEC, Jorge Bheron, foi convidado pela a advogada Sheila Santana de Carvalho para integrar, na qualidade de conselheiro, o Grupo Técnico de Justiça e Segurança Pública do Gabinete de Transição Governamental da Presidência da República. O tema de atuação é Acesso à Justiça e Grupos Vulneráveis.

Confira abaixo uma breve entrevista com o Defensor:

Como foi para o senhor receber esse convite da equipe da transição do Governo?
Receber o convite para participar deste Grupo de Trabalho foi uma alegria e uma honra muito grande, tendo em vista que a minha atuação profissional, como defensor público, e também a minha atuação acadêmica – tese de doutorado – foi justamente sobre esse tema de acesso à justiça. Então, para mim, é um prazer poder estar nesta equipe de transição para tratar de um tema tão caro para a população brasileira, que é o acesso aos direitos sociais que precisam ser implementados.

Qual a sua expectativa de atuação como conselheiro no Grupo?
Como defensor e estudioso da temática escolhida, a minha expectativa é poder contribuir com a construção de propostas que tenham de fato afinidades com os problemas atuais e mais urgentes das pessoas vulnerabilizadas. E sempre, logicamente, em constante diálogo com os representantes diretos e com a própria população em situação de vulnerabilidade, uma vez que a Defensoria Pública tem, justamente, essa característica de manter um diálogo direto com esse grupo.

Na qualidade de Defensor, como o senhor enxerga a importância do tema escolhido?
Para mim, esse tema toca muito fundo na implementação dos direitos sociais há tanto tempo prometido na Constituição de 1988 e previstos no seu texto, mas ainda com dificuldade de ser efetivado. Muitas pessoas são carentes da implementação desses direitos, especialmente com a aprovação da emenda do teto de gastos que afetou sobremaneira a concretização das políticas sociais e mais básicos para aqueles grupos mais excluídos.