Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias, Publicações

Defensor Público realiza pesquisa para analisar condições profissionais e exercício da democracia

Com o objetivo de coletar informações para análise de padrões de recrutamento, percepção sobre condições de trabalho, democracia e direitos humanos, o defensor público do Estado de Goiás, Gustavo Alves de Jesus, está promovendo uma pesquisa intitulada “A cultura política das Defensoras e Defensores Públicos: Uma análise da cultura política de elite em
agentes políticos de transformação social”.

Segundo o defensor e idealizador do projeto, a pesquisa, que conta com apoio da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Conselho Nacional das Corregedoras e dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas Estaduais do Distrito Federal e da União (CNCG), Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), visa avaliar o exercício profissional da categoria.

Para ele, até então, as pesquisas realizadas pontuam apenas os desafios de estrutura e aspectos materiais. “Este projeto é um passo importante e inovador, pois observará os defensores(as) e sua realidade de forma mais profunda, proporcionando benefícios no futuro tanto para as entidades de classe como para a carreira dos defensores(as) públicos”, reforçou Gustavo Alves.

Ainda segundo o defensor, a pesquisa também enfatiza na análise acerca da cultura política de elite dos membros da Defensoria Pública, sua compreensão sobre os conceitos de democracia e direitos humanos, bem como o alcance das expressões. Além disso, o foco será avaliar “como os defensores compreendem a democracia, sua relevância e adesão, bem como os direitos humanos”, considerando o que diz a emenda constitucional 80, da Constituição Brasileira de 1988, especificamente no artigo 134, quando coloca a Defensoria Pública na condição de instrumento do regime democrático e promoção dos direitos humanos.

Questionário
Para que a pesquisa obtenha o máximo de dados possíveis, um link de respostas foi disponibilizado para os defensores e defensoras participarem respondendo perguntas referentes às condições de trabalho e exercício profissional.

O ofício completo com a solicitação para respostas e o link para o questionário, você encontra aqui.