Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias, Publicações

Defensora Aline Miranda vence prêmio Anamatra de Direitos Humanos

A defensora pública Aline Miranda, juntamente com outros profissionais, venceu o prêmio Anamatra de Direitos Humanos com o projeto científico “Pacto Colaborativo Pela Não Violência à Mulher”, na categoria Cidadã. O projeto, realizado junto ao Insight Data Science Lab, da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi desenvolvido pelo Grupo Mulheres do Brasil, no núcleo Fortaleza/Ce. A cerimônia de premiação acontecerá na próxima quinta-feira (29), às 19h, no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro.

Segundo Aline Miranda, o Pacto Colaborativo Pela Não Violência à Mulher surgiu, enquanto instituições públicas e privadas, com o objetivo de trabalhar de forma otimizada e articulada os serviços prestados às mulheres vítimas de violência doméstica.

“A partir da nossa percepção diante dos casos de violência contra a mulher, entendemos que foi necessário envolver distintas organizações para que pudéssemos conhecer os trabalhos já realizados e o que poderia ser agregado. Eu vejo esse projeto com seriedade, pois a violência à mulher perdura e o Pacto vem agregar valor a este enfrentamento, de forma a valorizar as mulheres, qualificá-las, acompanhá-las, bem como dar atenção ao tratamento dos autores de violência contra a mulher”, reforçou a defensora.

Prêmio Anamatra
Promovido pela Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), o Prêmio foi criado para valorizar ações concretas de promoção e defesa dos direitos humanos nas relações de trabalho, atinentes à educação para o pleno exercício dos direitos sociais; ao combate a todas as formas de discriminação no mercado de trabalho; à inclusão de deficientes; ao combate ao trabalho infantil, escravo e degradante; à defesa do meio ambiente do trabalho e à defesa e promoção do trabalho decente.

A premiação, em sua décima edição, tem cinco vencedores: um na categoria Cidadã e quatro trabalhos na categoria Imprensa – subcategorias mídia impressa ou eletrônica (jornal, revista ou internet), rádio, TV e fotografia. Os vencedores de cada categoria/subcategoria, receberão valor de R$ 10 mil, além de troféu.