A defensora pública e associada da ADPEC, Ana Cristina Teixeira Barreto, foi destaque durante sua participação no encontro do curso de capacitação em escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de crimes de violência. Ana Cristina apresentou e discutiu a relevância da atuação da Defensoria Pública na defesa dos direitos da infância e juventude.
“Eu trouxe informações sobre a atuação da Defensoria Pública, tanto dos núcleos de Fortaleza, Nadij e Nuaja, Centro de Justiça Restaurativa, o projeto ‘Justiça Já’, as defensorias públicas da infância, o Nadij, na Casa da Criança e do Adolescente, também falando da atuação junto às unidades de acolhimento”, explicou a defensora.
Durante o evento, Ana Cristina destacou a diferenciação da Defensoria Pública em relação às outras instituições do sistema de justiça brasileiro, além de fornecer uma visão geral sobre os principais direitos da criança e do adolescente, conforme estabelecidos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Ao final, vídeos sobre atuações extrajudiciais foram compartilhados, enfatizando a importância do acesso das crianças e adolescentes à cultura, educação, lazer e outras atividades essenciais para seu desenvolvimento físico e mental. A presidente da ADPEC, Kelviane Barros, elogiou a participação de Ana Cristina, ressaltando “sua contribuição significativa para a compreensão do papel dos defensores na escuta especializada”.
“Foi um momento muito rico de participação de conselheiros, assistentes sociais, psicólogos, pessoas que compõem a rede de proteção que atuam junto às unidades de acolhimento ou com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em outras instâncias”, concluiu Ana Cristina.