Notícias

Defensoras Públicas são homenageadas em Sessão Solene da Câmara dos Vereadores de Fortaleza

Na tarde desta quinta-feira (05), a Câmara Municipal de Fortaleza realizou, no Plenário Fausto Aguiar, Sessão Solene em homenagem às mulheres advogadas em alusão ao Dia Nacional da Mulher Advogada, comemorado em 15 de dezembro próximo. A Sessão foi requerida pelo mandato da vereadora Larissa Gaspar que homenageou 11 mulheres advogadas com destaques nas suas áreas de atuação. “Em cada espaço de fala, em cada área de atuação, estamos unidas pelo protagonismo da mulher na sociedade e pelo fim da violência sexista.”, defende a vereadora.

Durante a Sessão Solene, as defensoras públicas Jaqueline Martins e Sandra de Sá foram homenageadas pelo reconhecimento na importante atuação que ambas exercem na promoção de direitos humanos, sociais e, sobretudo nos direitos das mulheres. Sandra Sá está atualmente Defensora Pública titular do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas. “Numa área como o Direito que incialmente só se viam homens ocupando os espaços fico feliz e honrada com a homenagem do legislativo municipal cearense, na pessoa da vereadora Larissa Gaspar, parceira diuturna na luta pela efetivação de direitos humanos. Homenagem que reconhece a importância da mulher em todas as esferas da sociedade, notadamente na carreira jurídica de defensora pública função na qual tenho oportunidade de fazer valer o protagonista de meu gênero ao representar na labuta diária a ressonância de milhões de vozes de cidadãos cearenses vulneráveis.”, reafirmou Sandra.

Jaqueline Martins está atualmente titular do Núcleo de Família. “É uma honra estar entre as 11 mulheres advogadas homenageadas na sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza. Parabenizo a iniciativa da vereadora Larissa Gaspar, em reconhecer e valorizar as mulheres, que cada vez mais conquistam seu espaço na sociedade. As mulheres advogadas são merecedoras dessa homenagem pois em sua jornada além da busca na garantir dos direitos, também lutam contra as desigualdades e preconceitos que venham a surgir no tocante às mulheres. Esses momentos nos quais somos homenageadas nos sirvam para que sejamos mais fortes na missão de possibilitar aos nossos assistidos o acesso à justiça. Ser homenageada me inspira a ser uma pessoa melhor a cada dia e hoje me fortaleço com mais coragem, mais dedicação, mais amor, mais garra no compromisso de ser Defensora Pública. Só tenho a agradecer.”, declara Jaqueline.

A presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), Amélia Rocha, prestigiou a Sessão Solene compondo a mesa e ressaltou a importância de iniciativas como essa como forma de fortalecimento do papel da mulher em várias áreas. “O reconhecimento a atuação e competência de defensoras públicas para a ampliação do poder da mulher em todos os aspectos da vida é muito importante. Agradecemos a Câmara Municipal, por meio da vereadora Larissa Gaspar, pela iniciativa.”, afirmou Amélia.

Além das defensoras públicas, foram homenageadas a advogada Christiane Leitão, Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE, Julianne Melo, Advogada do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito da Assembleia Legislativa e membro da Rede Nacional de Advogad@s Populares (RENAP); Rose Marques, advogada popular e feminista, além de membro do Fórum Cearense de Mulheres e da Rede Nacional de Advogad@s Populares (RENAP); Nadja Furtado Bortolotti, advogada popular, Presidente da Comissão dos Direitos da Criança e Adolescente da OAB e membro da Rede Nacional de Advogad@s Populares (RENAP), além de Coordenadora Estadual do Programa Justiça Presente do CNJ, em parceria com a ONU; Lilian Viana, advogada com atuação na defesa dos direitos da população LGBTI+, foi membro da Comissão Nacional de Diversidade Sexual e Gênero da OAB; Raquel Andrade dos Santos, advogada, feminista, antirracista, membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB e Coordenadora da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa; Claudia Santos, advogada, Diretora Geral do Procon Fortaleza, Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor; Jane Eire Calixto Morais, advogada do Sindicato dos Eletricitários do Ceará e Presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB-CE e Luanna Marley, advogada popular, militante feminista, lésbica e antirracista, defensora dos direitos humanos, membro da Rede Nacional de Advogad@s Populares (RENAP) e consultora do Conselho Nacional de Justiça e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

Related Posts