Sem categoria

Defensores e lideranças participam de homenagem aos 30 anos da ADPEC

Defensores Públicos e lideranças comunitárias participaram da solenidade em comemoração aos 30 anos da ADPEC nesta sexta-feira, 7 de maio de 2010, na Assembléia Legislativa do Ceará. Durante o evento, a ADPEC e a Assembléia Legislativa homenagearam o deputado estadual Artur Bruno; o subchefe adjunto da subchefia para assuntos jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, Marivaldo Pereira;o primeiro presidente vivo da ADPEC, Luciano Sobreira e a líder comunitária Aurileide Soriano pelos relevantes serviços em prol do fortalecimento da Defensoria e dos defensores públicos ao longo desses 30 anos. Dentre as autoridades presentes,estavam os deputados federais Chico Lopes e Mauro Benevides,o presidente da Anadep,André Castro, dentre outros.

Sobre os homenageados:

MARIVALDO DE CASTRO PEREIRA
Lutou pelas causas da Defensoria Pública em nível nacional, contribuindo ativamente para a reestruturação da profissão.
MARIVALDO DE CASTRO PEREIRA nasceu em 1979. É bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo e mestre em Direito Processual Civil pela mesma universidade. Foi diretor de Política Judiciária da Secretaria de Reforma do Judiciário. Atualmente é subchefe adjunto da subchefia para assuntos jurídicos da Casa Civil da Presidência da República.

LUCIANO SOBREIRA
Um dos responsáveis por fundar a ADPEC e seu primeiro presidente vivo.

LUCIANO SOBREIRA nasceu em Ubajara no ano de 1941. Graduou-se em Direito. Foi presidente da ADPEC no biênio 1984-1985. Dirigiu a Fundação do Bem-Estar do Menor, a Secretaria de Justiça e a Tomada de Constas do Tribunal de Contas do Município. Foi ainda auditor do mesmo Tribunal de Contas. É defensor público desde 1978.

AURILEIDE SORIANO

Incentivou, através das lutas sociais, o crescimento da Defensoria Pública.

AURILEIDE SORIANO nasceu em 1958, em Parambu. Graduou-se em Pedagogia. Atualmente, é diretora da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza. Junto com a ADPEC liderou a campanha Não à Violência Doméstica e ajudou a montar o Núcleo de Mediação Comunitária e o Núcleo Descentralizado da Defensoria Pública no bairro João XXIII. Foi agraciada com o Prêmio Vida João XXIII, um reconhecimento pelos relevantes trabalhos prestados à comunidade do bairro e adjacências.
ARTUR BRUNO
Criador da Frente Parlamentar de Apoio à Defensoria Pública na Assembléia Legislativa.

ARTUR BRUNO nasceu em 1959, em Fortaleza. Graduou-se em Pedagogia e ensina Geografia e Atualidade em cursos pré-universitários e na Universidade Viva. Foi duas vezes vereador em Fortaleza. Como deputado, está no quarto mandato. É filiado ao PT desde 1986. Atualmente, é presidente Frente Parlamentar em Defesa da Defensoria Pública e vice-presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente.