Defensores em Ação, Destaques Inicial, Notícias

Defensores em Ação em “A Leitura Liberta”

Defensores em Ação em "A Leitura Liberta"

Campanha arrecada 10 toneladas de doações destinadas ao sistema prisional do Ceará com o objetivo de promover ressocialização

Mais uma vez a defensoria pública se destacou em uma ação honrosa. No último dia 25 de abril, realizou-se na Assembleia Legislativa o encerramento da campanha “A Leitura Liberta”. A iniciativa, que partiu do Comitê de Responsabilidade Social, contou com a arrecadação de livros que foram doados ao sistema prisional do Ceará com o objetivo de contribuir para a ressocialização e desenvolvimento pessoal.

Durante as semanas de ação foram arrecadados cerca de 10 toneladas de doações. Os donativos contribuíram com o resgate de pessoas que, em algum momento cometeram uma ilicitude. Entretanto, com o acesso aos livros, podem ter a condição de se ressocializar, por meio do acesso ao conhecimento e da capacitação.

A defensora pública Aline Miranda, que na ocasião foi homenageada por sua parceria e apoio à campanha, expressou que a defensoria pública é extremamente importante em todas as fases da execução da pena e não somente. “O papel essencial da defesa dos direitos humanos, a põe na linha de frente de uma necessária articulação com todos os segmentos da sociedade na busca de favorecer a ressocialização harmônica das pessoas que foram privadas de sua liberdade. A nossa instituição tem a natural vocação para articular e ou colaborar com ações como esta levantada na Campanha “A Leitura Liberta”.

Ainda segundo a defensora, além da ação favorecer a remição de pena, a amplitude da campanha, envolvendo vários segmentos da sociedade e arregimentada pela AL, traz à visibilidade a situação das pessoas encarceradas e sua demanda por oportunidades. “A ação também leva à reflexão dos afetados pela iniciativa, sobre o drama do confinamento, as necessidades deles e a importância de serem criados mecanismos que favoreçam o retorno à liberdade em melhores condições”, reiterou.

O evento também fez menção honrosa a defensora pública e ex-presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Ceará (ADPEC), Francilene Gomes. A solenidade também foi marcada pelo lançamento do livro “Enxergando o invisível: o sistêmico na gestão pública”, uma publicação editada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) e que aborda a inserção das práticas sistêmicas na gestão pública e apresenta experiências da Assembleia, como o Comitê de Responsabilidade Social, as ações de Saúde Mental e o Centro Inclusivo de Atendimento para o Desenvolvimento Infantil (Ciadi).

Homenagens
O evento também dedicou homenagens aos parceiros da campanha “A Leitura Liberta” e pessoas atuantes na área da justiça, cultura de paz e desenvolvimento a partir do conhecimento e capacitação.

Além de Aline Miranda e Francilene Gomes, entre os homenageados estiveram Mauro Albuquerque (secretário da Administração Penitenciária); José Ricardo Montenegro Cavalcante (presidente da Fiec, representado pelo vice-presidente, André Montenegro); Tales de Sá Cavalcante (diretor superintendente da Organização Educacional Farias Brito); João Milton Cunha de Miranda (presidente do Inesp); Valdo Costa (analista do Inesp); Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, por meio do Coronel Leandro Silva Nogueira; a desembargadora Graça Quental e a juíza Luciana Teixeira.