Sem categoria

Defensoria lança Campanha

O lançamento nacional da campanha "Crianças – e Adolescentes – Primeiro! Defensores Públicos pelos direitos da criança e do adolescente ontem, no Centro de Atenção Integrada à Criança e do Adolescente Maria Felício Lopes, em Fortaleza, deixou claro que ainda há muito o que fazer para assegurar o futuro da juventude brasileira.

Fortaleza foi a capital escolhida para sediar a campanha e dar início às comemorações do Dia Nacional da Defensoria Pública – dia 19 de maio. O lançamento da cartilha elaborada pelo cartunista Ziraldo, destacando os principais pontos de defesa de crianças e adolescentes, não contou com a presença do autor. Ziraldo foi acometido por dengue e está em repouso no Rio de Janeiro.

Prestígio

Para Fábio Ivo, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará, a escolha da capital cearense para sediar o evento demonstra o prestígio que o Ceará tem com relação à esfera federal. Ivo destaca que, a partir de agora, serão incrementadas ações diretas para fortalecer a categoria, como na defesa dos direitos dos cidadãos comuns, principalmente crianças e adolescentes.

Mas a grande preocupação fica por conta do acúmulo de trabalho da Defensoria. Ivo acrescenta que em todo o Ceará das 184 comarcas existentes, apenas 61 possuem defensores. "Precisamos de uma maior divulgação de nosso trabalho e de políticas públicas eficazes voltadas para o bem estar do cidadão", diz. No Ceará, 40 defensores públicos concursados aguardam nomeação por parte do governo estadual.

Em se tratando de políticas públicas, Carmem Silveira, secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, ressalta que no Ceará há precariedade em se tratando de medidas voltadas diretamente à melhoria das redes de ensino e saúde.

Adiantou que hoje estará reunida com as secretarias de Ação Social e da Justiça para elaborar uma agenda de trabalho voltada para a problemática da assistência à infância cearense. "Iremos elaborar um plano de ação conjunta", enfatizou.