Sem categoria

Dia da Defensoria: Defensores promovem mutirões na capital e no interior

Em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, defensores públicos promoveram atendimento e orientação jurídica na capital e no interior do Estado, beneficiando mais de mil cearenses em locais públicos das cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral e Camocim. Pela primeira vez, a comemoração do Dia Nacional da Instituição com mutirões simultâneos se estendeu além da capital. Além de oferecer diversos serviços , o evento marcou o lançamento da campanha " Cidadania Começa em Casa – Defensores Públicos pelo Direito à Moradia" em todo o País, uma parceria da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC) com a Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP). Na ocasião, foram distribuídas cartilhas sobre o tema. Ao longo do dia, a campanha, simutânea em quatro regiões do País  e nove estados, conseguiu reportagens nos principais jornais brasileiros – entre eles, o Jornal Nacional e Jornal da Globo. Em Fortaleza, também teve integral apoio da grande mídia.  Acompanhe a programação de mutirões e palestras na capital interior do estado.

FORTALEZA
Cerca de 700 pessoas foram atendidas, ontem, entre 8 horas e meio-dia, na Praça do Ferreira, no Centro, durante mutirão da ADPEC. O foco foram as questões ligadas ao direito à moradia, como posse, propriedade, locação, regularização fundiária, mutuários e proteção especial ao idoso. Paralelo ao atendimento e orientação jurídica, foram oferecidos serviços de culinária, aplicação da vacina H1N1, teste de glicemia, além da unidade móvel da Coelce, a retirada de passe livre pelo Sindiônibus e uma oficina literária para crianças.

SOBRAL
Oito defensores se revezaram em mais de 100 atendimentos na Praça São João, em Sobral. Segundo os organizadores, foram 33 solicitações de emissão de documentos, 38 doses de vacinas, 41 exames de glicemia e 43 medições de pressão arterial. O prefeito da cidade ressaltou os avanços da Defensoria Pública nos últimos anos.
JUAZEIRO DO NORTE
Pela Praça Padre Cícero, 153 pessoas receberam orientação jurídica nas mais diversas áreas. Os defensores da comarca ainda conseguiram chegar a três acordos extrajudiciais. Os profissionais parceiros colataram sangue para oito exames de DNA. A sucursal do Cariri da TV Verdes Mares fez a cobertura do evento.

CAMOCIM
Do sul do estado para o litoral. Em Camocim, quem se informou sobre questões jurídicas foram alunos da Escola Profissionalizante. O defensor público Edmar Albuquerque falou sobre algumas das principais promoções da Defensoria Pública na cidade, como o posicionamento contrário à exploração comercial da Ilha do Amor.