Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

Dia da Saúde e a importância do SUS para a sociedade

Comemorado no dia 05 de agosto, o Dia Nacional da Saúde fortalece a importância dos cuidados com o bem estar e traz à tona reflexões sobre o Sistema Único de Saúde. De acordo com o Artigo 196 da Constituição Brasileira, é direito de todo e qualquer cidadão ter acesso à saúde de qualidade e dever do estado proporcionar para a população algo digno. A data foi oficializada em 1967 e escolhida por se tratar do aniversário do sanitarista Oswaldo da Cruz, importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX.

Importante para mais de 150 milhões de brasileiros, o SUS atende cerca de 70% da população. O que é oportuno ressaltarmos são as condições que esse sistema se encontra e como ocorre o atendimento ao paciente. A sobrecarga nos hospitais e prontos socorros do país durante a pandemia do covid-19 trouxeram à superfície as eficiências de sistemas de saúde de todo o mundo. No Brasil, o sistema único de saúde atua desde a aferição da qualidade da água e vigilância sanitária, até o fornecimento de medicamentos e realização de transplantes. Um sistema tão encorpado como esse conta com mais 45 mil Equipes de Saúde da Família que atuam em 40 mil Unidades Básicas de Saúde, 4700 hospitais públicos ou conveniados e 32 mil leitos de UTI via SUS.

A distribuição de medicamentos e o acesso a cirurgias de alta complexidade também são pontos trabalhados pelo SUS. Neste segmento há a importâncias das defensoras e defensores públicos que diariamente auxiliam e ajudam pacientes que estão na lista de espera para conseguir o benefício. O papel do defensor é promover ações que visam à solução de conflitos ligados ao direito à saúde, extrajudicial e judicialmente. Neste último caso, o ajuizamento de ações visam auxiliar o brasileiro e a brasileira no acesso aos medicamentos, procedimentos médicos, vagas para internação hospitalar, entre outros.