Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias, Publicações

Dia do Funcionário Público Aposentado: nossos parabéns aqueles que fazem parte da história das instituições públicas

No dia 17 de junho é comemorado o Dia do Funcionário Público Aposentado, daqueles que prestaram relevantes serviços à sociedade e que fazem parte da história de diversas instituições. A ADPEC tem orgulho de contar com muitos Defensores e Defensoras aposentados que ajudaram a construir a história da Associação. Como exemplo, temos a Diretora dos Aposentados e Pensionistas da ADPEC, Benedita Maria Basto Damasceno, uma das Defensoras aposentadas que até hoje contribui com a rotina da Associação. Para Benedita, a função de Defensor é de suma importância para a sociedade, pois estes ficam responsáveis por garantir os direitos daqueles que não tem condições de pagar um advogado e, por isso, tem a Defensoria ao seu favor.

De acordo com ela, os Defensores e também funcionários públicos aposentados são a memória das organizações. “Fazemos parte do resgate da história das instituições. Acompanhamos o início de tudo até se tornar essa grandiosidade. Existem muitos Defensores jovens que se inspiram e valorizam nosso trabalho, isso já é um ponto crucial que nos orgulha e nos faz ter certeza que nossos feitos perdurarão para outras gerações”, explicou.

A Defensora Benedita assumiu inicialmente na comarca de Uruburetama em 2 de maio de 1979. Foram 35 anos dedicados não só à Instituição, mas à democratização do acesso à justiça no Ceará. Em julho de 1993, foi nomeada para exercer as funções do cargo em comissão na Coordenadoria de Assistência Jurídica do Estado (CAJE), equivalente ao atual Defensor Público Geral, onde permaneceu até o ano de 1997. Em seguida, integrou a lista tríplice para a primeira eleição de Defensor Público Geral, sendo a segunda mais votada. Exerceu a função de Subdefensora Pública Geral, sendo primeira Subdefensora Pública após o advento da Lei Complementar n.º 06/1997, que instituiu a DPGE e desvinculou da pasta da Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUS). Em seguida, integrou a lista tríplice para a primeira eleição de Defensor Público Geral, sendo a segunda mais votada. Dra. Benedita também exerceu o cargo de conselheira eleita do Conselho da Defensoria Pública do Estado do Ceará (Consup) em 2003 e 2004, e por dois mandatos consecutivos esteve à frente da Corregedoria Geral da Instituição, entre os exercícios de 2007 a 2011. Exerceu o cargo de Defensora Pública de 2º Grau de Jurisdição, com atuação no Tribunal de Justiça até junho de 2021.

A Presidenta da ADPEC, Andréa Coelho, parabeniza a todos os funcionários públicos aposentados e reforça que sem os relevantes serviços prestados por eles à sociedade, durante todos esses anos, não seria possível ter instituições públicas tão fortes e essenciais para o funcionamento do país.