Adpec na Mídia, Conteúdos Adpec, Destaques Inicial

Dia Internacional da Mulher

Defensora Pública Liduina Freitas (Foto: Sandra Sá)

Para o Dia Internacional da Mulher, as Defensoras Públicas do Ceará receberam presentes feitos especial e exclusivamente para elas. A lembrança é uma forma de reconhecimento pelo trabalho que desenvolvem diariamente. O diretor de eventos da ADPEC, Adriano Leitinho, falou que esse presente foi ” inspirado em uma grande mulher: a Brené Brown, que muito bem trabalha o tema do poder da vulnerabilidade e também muito bem fala sobre o tema da coragem”.

 

Foto Amor com Bossa

Defensora Pública Eduarda Paz (Foto: Sandra Sá)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 A ADPEC também preparou um vídeo mostrando um pouco do trabalho desenvolvido pelas Defensoras Públicas do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (NUDEM) de Fortaleza, da Defensoria Pública. A supervisora do Núcleo, Defensora Pública Jeritza Braga, diz que o atendimento às mulheres vítimas da violência doméstica “é humanizado e específico (…) nosso grande objetivo é fazer com que essa mulher entenda esse contexto de violência em que ela está inserida para que ela consiga ter meios de exercer os seus direitos e de romper esse ciclo que é absolutamente complexo”.

VEJA O VÍDEO AQUI

O Dia Internacional da Mulher também foi de alerta. As Defensoras Públicas tiveram espaço na mídia para falar sobre os tipos de violência, sobre os direitos da mulher e, ainda, sobre a necessidade de inaugurar mais núcleos em todas as regiões do estado, pois existem atualmente apenas na Capital e na região do Cariri. A presidenta da ADPEC, Andréa Coelho, disse ao vivo, no Bom Dia Ceará (TV Verdes Mares), que “a violência não está só aqui ou no Crato, onde existem os Núcleos de Enfrentamento à Violência contra a Mulher”.

Repórter Halisson Ferreira entrevistou a presidenta da ADPEC, Andréa Coelho (FOTO: IMPRENSA ADPEC)

VEJA A ENTREVISTA AQUI

A Defensora Pública Kelly Nantua, também integrante do NUDEM Fortaleza, falou sobre os tipos de violência e sobre a necessidade de denunciar. A entrevista foi ao ar no telejornal Panorama, com Danielly Portela e Paulo Cardoso. Ela destacou que, no ano de 2020, foram realizados 8.193 atendimentos de mulheres vítimas da violência.

FOTO: REPRODUÇÃO TV OTIMISTA

VEJA A ENTREVISTA AQUI

Na Rádio Verdes Mares, a participação da Defensora Pública Noêmia Landim (NUDEM Fortaleza) foi no programa Show da Manhã, espaço que a ADPEC retomou este ano. O momento foi de esclarecer sobre o trabalho essencial de promover o acesso à justiça, principalmente para as pessoas mais vulneráveis. Ela lembrou que o número de denúncias para o número 180 diminuiu por causa do contato mais próximo e prolongado com o agressor, durante a pandemia. Por isso, na conversa com o apresentador Gleudson Rosa, destacou a importância de que todas as mulheres saibam quais são seus direitos e os canais para denunciar.

FOTO: Noêmia Landim

 

Na região do Cariri, onde funciona o outro Núcleo especializado, o supervisor é o Defensor Público Rafael Vilar. Em entrevista para o CETV 2 (TV Verdes Mares Cariri), Vilar falou sobre o machismo como causa primordial da violência e sobre a necessidade de “debater esse tema, para que a mulher deixe de ser vista como objeto, como posse”, enfatizou o Defensor Público. Em 2020, foram 921 atendimentos. Entre as ações protocoladas, são comuns as de divórcio, pensão alimentícia e medidas protetivas.

 

  VEJA A ENTREVISTA NO CETV CARIRI

No Dia Internacional da Mulher, Defensoras e Defensores Públicos zelam pelo bem estar das mulheres vítimas da violência e trabalham para que essa situação seja, num futuro próximo, um capítulo ultrapassado da nossa História.