Conteúdos Adpec, Destaques Inicial

Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador: uma data que reforça a importância de todos aqueles que fazem o país se desenvolver

A data de hoje é extremamente importante para exaltarmos a relevância das pesquisas científicas para os avanços da sociedade, a saúde e para o bem-estar da população. Em tempos de pandemia, como esse que vivemos nos dois últimos anos, mostrou-se ainda mais necessário o investimento na ciência e nos pesquisadores que estão sempre em constante atualização para aperfeiçoar as técnicas que envolvem ciência e tecnologia, afinal são por meio de pesquisas científicas que se desenvolvem recursos que facilitam o dia a dia.

Nessa vertente, podemos trazer um recorte falando das mulheres na ciência, onde podemos citar diversas cientistas que conseguiram vencer o preconceito e ser pioneiras nas suas pesquisas, como Nise da Silveira, Sônia Guimarães e Graziela Maciel. De acordo com o CNPq, as mulheres constituem 43,7% dos pesquisadores científicos no Brasil. A nível mundial, esse valor desce para 30%, segundo a ONU. Ainda trazendo para o recorte das pesquisadoras, o CNPq revela que 59% das bolsas de iniciação científica são de mulheres. Mas para que esse número seja ainda maior é preciso entender barrar o preconceito que ainda existe no país, onde muitas pessoas ainda acham que esse trabalho é exclusivamente masculino e reconhecer de todas as formas o trabalho realizado por cientistas mulheres.

Um dos exemplos do brilhante trabalho feito por cientistas brasileiras durante a pandemia, mas que foi pouco divulgado, foram os feitos executados por Ester Cerdeira Sabina e Jaqueline Goes de Jesus, que fazem parte do Instituto Adolfo Lutz (IAL), da Universidade de Oxford e do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-USP). Elas foram responsáveis por fazer o sequenciamento do genoma do novo coronavírus em velocidade surpreendente, contribuindo então para a fabricação das vacinas contra o vírus.

Tendo como base todos esses feitos, devemos reforçar a importância dessa data e entender que o investimento nos pesquisadores que fazem ciência é essencial para que possamos ter um país mais desenvolvido e com mais abertura à tecnologia para toda a população.