Artigos, Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

Dia Nacional de Combate à Homofobia: o papel dos(as) Defensores(as) e da ADPEC nessa luta

A liberdade de expressão é um direito previsto na Constituição Brasileira de 1988. Mas precisamos entender que a liberdade de expressão não deve ser confundida com desrespeito e preconceito, como infelizmente ainda existem muitos casos no Ceará e no Brasil relacionados à atitudes homofobicas que são erroneamente confundidas com “poder de expressão e piadas”. Nesse sentido, no Dia Nacional de Combate à Homofobia, a ADPEC faz o alerta para que casos como esse não se repitam e explica que a Defensoria Pública do Ceará tem lutado fortemente contra esse tipo de preconceito no Estado do Ceará.

Em 2019, por exemplo, a DPCE lançou a série de reportagens Orgulho LGBTQ+, sobre a rede de assistência a essa população em Fortaleza, mas ainda assim os relatos recentes de agressão a pessoas homoafetivas continuaram crescendo. No entanto, as atividades não param e a atenção a esse público também não. Todo o suporte possível é realizado a essa população, seja na capital ou no interior.

A ADPEC, por sua vez, tem contribuído com a temática por meio de apoio em diversas campanhas que abrangem os direitos da comunidade LGBTQIA+, mas acredita que a mudança começa principalmente no nosso dia a dia. Como instituição que apoia os Defensores e que também está atenta aos direitos de todos, estamos sempre pensando em como podemos auxiliar da melhor forma. Entendemos que, com relação ao combate à homofobia, o dever inicia nas atividades cotidianas. Não devemos tratar esse tema sério como piada, deboche ou expressão de opinião. A homofobia mata todos os dias, de forma física ou psicológica, pessoas sofrem até mesmo dentro de suas casas ou em ambientes de trabalho. Os Defensores estarão sempre de portas abertas para atender essa população e suas demandas, mas entendemos que a resolução da problemática começa em pequenas ações do dia a dia que geram mais conhecimento sobre temática. Dessa forma, poderemos, de fato, solucionar juntos essa questão.