Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias, Publicações

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil: uma luta diária

Só nos quatro primeiros meses de 2022, foram registradas 4.486 denúncias de abuso sexual sofrido por crianças e adolescentes no país, de acordo com balanço do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Esse número nos acende um alerta para a situação de abuso e exploração sexual infantil no Brasil, que muitas vezes pode começar até dentro de casa por familiares e por isso o silêncio sobre esse tipo de crime ainda ecoa nos lares brasileiros. As pessoas ainda não compreendem a complexidade do caso e o fato da criança ter o seu direito de proteção garantida.

Essa data é importante para gerar mais visibilidade para o tema, mas não devemos nos basear apenas por ela. Essa é uma temática que deve ser tratada de maneira séria todos os dias. Falando sobre o papel da Defensoria no Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, a Defensoria Pública tem a missão institucional de zelar pela observância dos direitos das crianças e adolescentes, por isso colabora fortemente para deixar que a violência infantojuvenil reduza os índices e acabe. A instituição tem como uma de suas missões principais promover a educação em direitos, afinal, devemos orientar o cidadão sobre seus direitos e isso também inclui crianças e familiares.

Por parte da ADPEC, estaremos sempre atentos para contribuir com o combate à Exploração Sexual Infantil e qualquer outro tipo de abuso que venha a afetar as crianças e adolescentes do nosso Estado. Temos o compromisso de estarmos envolvidos em ações que visem a manutenção dos direitos das nossas crianças e adolescentes, pois não podemos permitir e jamais nos calar diante dessa situação.