Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Livros

Dica de Leitura: confira livros que abordam a atuação da Defensoria Pública

Com o objetivo de difundir o acesso à leitura, a ADPEC separou três dicas de livros que tratam sobre a atuação da Defensoria Pública nas suas mais diferentes nuances, sendo importante principalmente para aqueles que estão em início de carreira ou que desejam relembrar detalhes da atuação do Defensor Público. Confira abaixo:

Defensoria Pública – Estudos sobre Atuação e Função

Apesar da recente implantação da Defensoria Pública no Estado do Paraná, os desafios diários enfrentados pelos membros da instituição são diversos e sob variadas perspectivas. Tratam-se de dificuldades não apenas relacionadas a casos de viés individual, mas igualmente coletivo e sistêmico. Por isso, se fez necessário um estudo aprofundado de diversos temas. Neste cenário, a organização de uma série de trabalhos se tornou imperiosa para a plena compreensão do papel desta nova instituição.

 

 

Manual da Defensoria Pública

A obra se dedica a apresentar a Defensoria Pública por meio de um minucioso estudo da instituição e de seus temas correlatos. Toma como pressuposto pilares doutrinários caros, a exemplo de toda a construção acerca do acesso à justiça e dos direitos humanos e fundamentais a partir da consolidação de um modelo público. Para além da análise teórica, é realizada toda uma construção da evolução da Defensoria Pública em diversos vieses: apresenta-se, dessa forma, a evolução no pensamento acerca do que é Defensoria Pública e a transformação de seu perfil e de suas funções ao longo do tempo.

 

 

Defensoria Pública, democracia e processo

 

O livro propõe a revisitação dos estudos sobre a Instituição, no mesmo passo que provoca a reflexão sobre o potencial do seu perfil democrático e novas frentes de atuação. A investigação sobre as múltiplas feições da vocação institucional da Defensoria Pública leva a profundos questionamentos. A obra também leva à reflexão sobre o atual panorama da Defensoria Pública, aqueles que se aventuram em alcançar a complexidade do seu mister constitucional.