Notícias

Diretoria da Adpec lamenta a morte do deputado Professor Teodoro

Professor-TeodoroÉ com profundo pesar que a Diretoria da Adpec recebe a notícia do falecimento do deputado estadual Professor Teodoro (PSD), 75 anos, na manhã desta quinta-feira (18/08). O velório ocorrerá a partir do meio-dia, no hall da Assembleia Legislativa. A família ainda não informou sobre o enterro.

Nascido em 28 de dezembro de 1940, José Teodoro Soares fazia parte de uma tradicional família política da região norte. O avô dele, coronel José Theodoro Soares, fundou a cidade de Santa Cruz do Norte (hoje Reriutaba) em 25 de setembro de 1927.

Atualmente Professor Teodoro era presidente da Universidade da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) e docente da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

José Teodoro Soares foi eleito deputado pela primeira vez em 2006, pelo PSDB. Nas eleições de 2010, ficou com uma vaga na suplência, assumindo o mandato em 2011 e se efetivando no final de 2012. Em 2014, voltou a ocupar a suplência, assumindo o mandato em 2015 pelo PSD.

Com trajetória ligada à defesa da educação, Professor Teodoro era membro das academias Cearense de Ciências Sociais; Sobralense de Letras; e de Letras dos Municípios do Ceará. Também já foi reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), entre 1990 e 2006, e da Universidade Regional do Cariri (Urca), de 1987 a 1990.

O parlamentar foi ainda presidente do Conselho de Reitores do Ceará, vice-presidente do Conselho de Educação do Ceará e secretário geral adjunto do Ministério da Educação e Cultura. Ao longo da vida, publicou 32 livros.

Que Deus conforte os familiares e amigos.