Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

Diretoria da ADPEC realiza a última reunião de 2021 e discute sobre mudanças no Estatuto da Associação

No último dia 1º de dezembro, a ADPEC realizou a 23ª reunião da Diretoria e a última que será realizada no ano de 2021. Realizada de forma exclusivamente virtual (via aplicativo Meet), a reunião contou com as presenças dos membros da Diretoria Andréa Coelho, Sandra Sá, Priscilla Holanda, Gustavo Gonçalves, Fabiana Diógenes, Adriano Leitinho, Alfredo Homsi, bem como dos membros do Conselho Fiscal Beatriz Fonteles e Glaiseane Lobo.

Dentre os assuntos discutidos, a Conselheira Consultiva e Fiscal, Beatriz Fonteles, trouxe para pauta a modernização do estatuto da Associação no que tange ao regulamento referente às eleições, que não veda, mas também não prevê o voto eletrônico, além disso apresentou documento que reunia um panorama das regulamentações das vinte e seis associações dos Estado do Brasil e do Distrito Federal das defensoras e defensores públicos, no que concerne ao voto eletrônico. Indicou que, pelo menos onze regulamentações preveêm em suas disposições a possibilidade de voto eletrônico. A Conselheira expôs a necessidade de ser modernizada a regulamentação da ADPEC, de modo que passe a ser previsto no estatuto a eleição por voto eletrônico, a fim de implantar as inovações adquiridas nas eleições seguintes da ADPEC. Na ocasião, a votação entre os diretores foi unânime para deliberar, durante a realização da próxima Assembleia Gerai Extraordinária (AGE), sobre qualquer mudança estatutária, tendo sido definida a pauta da primeira AGE do ano de 2022, que versará sobre a temática.

Em seguida, a Presidenta Andréa Coelho trouxe para discussão a solicitação de apoio realizada pela Defensora Ana Thallita para as doações da campanha de natal do NADIJ – “NATAL SOLIDÁRIO PARA OS ABRIGOS”, consistente na adoção das cartinhas de natal, elaboradas pelas crianças e adolescentes que se encontram em situação de acolhimento institucional, nas quais esses jovens pedem presentes. A Presidenta informou que consta na solicitação relação dos presentes pedidos pelos Acolhimentos III, V, e Pequeno Nazareno. Considerando que são cinquenta crianças ao todo, foi realizada uma média de custo de trinta reais por presente para cada uma delas, sendo aprovada de forma unânime pela diretoria a doação do valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais).

A Presidenta da ADPEC, Andréa Coelho, pontuou que as reuniões do ano de 2021 foram muito proveitosos e importantes para definições importantes na ADPEC. “Chegaremos em 2022 com mais certeza das pautas que ainda precisamos discutir para proporcionar cada vez mais melhorias a nossa categoria”, ressaltou.
Após as devidas discussões, a reunião se encerrou e os demais encontros serão realizados no próximo ano.