Notícias

Diretoria e Conselho Fiscal reafirmam compromissos na luta em prol da Defensoria e da categoria

DSC_0111A Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec) realizou, nesta quarta-feira, dia 4 de janeiro, a solenidade de posse da Diretoria e do Conselho Consultivo e Fiscal, Biênio 2017/2018. O evento aconteceu no lobby da Torre Saúde do Complexo São Mateus, reunindo associados e autoridades, além de integrantes da Gestão 2015-2016.

Ao saudar os presentes, em nome da diretoria que encerrou o mandato, a ex-presidente, Sandra Sá, destacou a importância do processo de luta coletiva da Adpec, em seus 36 anos, tanto pelo fortalecimento da instituição Defensoria Pública, quanto pela valorização dos defensores públicos, com a participação de ativos e aposentados. “Cada defensor, em seu órgão de atuação defensorial, é quem dá legitimidade a nossa luta classista, fortalecendo a Adpec para que possamos exigir dos poderes os nossos direitos”, disse.

Fala da presidente

A presidente, Ana Carolina Gondim, juntamente com a diretoria eleita, leu o termo de juramento e, em seguida, falou aos presentes. “Me sinto honrada e grata em ser defensora pública. E agora, mais ainda, em poder contribuir diretamente a frente da Associação. Ser defensor não é apenas ser aplicador de normas legais; é ser também verdadeiro agente de transformação social, muitas vezes, mesmo sem querer, transformamos a realidade dos nossos assistidos. Muitas vezes, somos a última pessoa a quem podem recorrer para solucionar seus problemas, que algumas vezes sequer são jurídicos”, disse sobre a carreira.

Para a presidente, os defensores não podem admitir retrocessos em relação ao acesso à justiça para a população menos favorecida economicamente, razão pela qual estar à frente da Adpec, nesse momento é um desafio ainda maior para a atual diretoria. “Cabe a Associação dos Defensores Públicos também resistir e lutar, trabalhando por melhorias para a classe dos Defensores e equilibrando a balança da justiça”, afirmou Ana Carolina Gondim, em nome dos empossados.

Presenças

A posse solene contou com a presença do vice-presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Arilson Malaquias; da Defensora Pública Geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo; do Corregedor Geral da Defensoria, Luís Fernando de Castro da Paz; da Ouvidora Geral Externa da Defensoria, Merilane Pies Coelho; do presidente da OAB/CE, Marcelo Mota; do vice-presidente da CAACE, Waldir Xavier de Lima Filho; do presidente da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF), Natanael Mota; do advogado Leandro Vasques, presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública (Consesp); e da advogada Rose Marques, representando a Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (RENAP).