Discursos

Discurso de Posse do Diretor Jurídico e de Prerrogativas (Biênio 2021-2022)

Cumprimentos iniciais

É com responsabilidade que tomamos posse na diretoria jurídica e de prerrogativas da nossa associação de classe.

Estamos vivenciando tempos difíceis, um provável aprofundamento de uma crise econômica que já se prolonga há muito no Brasil, o que necessita de atenção especial a nossa carreira.

Fernando Burgos, especialista em desigualdades sociais da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, explica que “A desigualdade já estava aumentando e a Covid acelerou um processo que já vinha acontecendo no mundo todo. Os bilionários ficaram mais ricos ainda e, do outro lado, temos uma parcela da população que estava relativamente sob controle – embora sempre estivesse sob o risco de exclusão social – e agora, efetivamente, caiu. São pessoas que entraram em uma situação de altíssima vulnerabilidade.”

Há uma tendência de aumento considerável do nosso público-alvo, e consequentemente uma majoração dos problemas sociais, cujo elo mais frágil é a população mais pobre e vulnerável.

Enquanto carreira de Estado incumbida de defesa dos necessitados, precisamos está devidamente estruturada para travessia turbulenta que se avizinha.

Como ente associativo, devemos estar vigilantes na defesa das prerrogativas dos defensores públicos do Estado do Ceará, pautar um local de trabalho digno e salubre para o desempenho das funções defensoriais. Não é possível vencer os desafios advindos da desigualdade social, sem estrutura, organização, planejamento estratégico, e paridade de armas com as demais carreiras do sistema de justiça.

Vamos à luta, com diálogo, equilíbrio, e muita firmeza.

Obrigado

Regis Gonçalves Pinheiro