Discursos

Discurso de Posse da Presidente (Biênio 2021-2022)

(Cumprimentos iniciais)

É com muita alegria e com o coração renovado de esperança que hoje tomamos posse, de forma solene, como a nova Diretoria da ADPEC para o Biênio 2021/2022.

Apesar de não podermos contar com o calor humano dos abraços dos colegas, amigos e amigas, que hoje acompanham esta solenidade de suas casas, sentimos essa boa vibração que transcende a presença física, é a energia da renovação, da transformação e da esperança.

Quando se inicia uma nova gestão, nunca se sabe como ela será vista e lembrada no futuro. Faço questão de deixar registrado, entretanto, que trabalharemos, incansavelmente, para que as grandes marcas desta gestão sejam o ACOLHIMENTO aos associados, tão fundamental neste delicado momento em que vivemos; a INDEPENDÊNCIA enquanto entidade de classe e o ESPÍRITO COLETIVO na construção de projetos e na conquista de novos espaços.

O nosso compromisso é estar cada vez mais perto do associado e da associada, pois eles são e sempre serão a verdadeira razão de existir da ADPEC. Por esse motivo, sempre estaremos vigilantes em relação ao cumprimento dos direitos e prerrogativas dos defensores públicos, assim como promoveremos iniciativas, tais como o recém-criado Clube de Leitura, que possam reaproximar os associados de uma maneira geral, oportunizando aos
colegas das mais diversas áreas e locais de atuação a oportunidade de conviverem, formarem laços, trocarem experiências e se unirem em prol do fortalecimento de nossa carreira.

Laços que pretendemos estreitar especialmente com os colegas que atuam nas diferentes comarcas de nosso estado, que enfrentam os mais diferentes desafios mas continuam fortes e valentes na trincheira em prol dos desvalidos de justiça.

Um olhar afetuoso também por aqueles que tanto já fizeram por nossa categoria, profundo respeito e atenção especial que teremos em nossa gestão aos colegas aposentados e aposentadas.

Afinal, nunca é demais lembrar que somos todos responsáveis pelo crescimento e pelo amadurecimento institucional, sendo a união de forças essencial para o alcance desse objetivo. Só há desenvolvimento de nossa Instituição quando há o engajamento e a participação de todos e todas que dela fazem parte.

E é pensando na força da coletividade, expressada por meio do associativismo, que temos feito uma intensa campanha para que aqueles que deixaram de integrar a ADPEC retornem à nossa casa, na condição de associados, pois juntos somos mais fortes.

Por isso, reafirmo, como fiz questão de destacar durante toda a campanha: o diálogo será sempre uma prioridade,
mas jamais um caminho isolado ou uma via de mão única. Em alguns momentos, é preciso demonstrar a importância e a força da luta e da atuação COLETIVA.

Nesses primeiros dias de gestão, já pudemos sentir o comprometimento e o sentimento de coletividade desta Diretoria. Uma grande prova disso é que já se resolveu começar de uma forma diferente: eu, na qualidade de Presidente, não sou a única integrante da Diretoria a ter momento de fala nesta solenidade, como tradicionalmente acontece, justamente por entender que esse é um mandato COLETIVO.

Saibam, amigos e amigas, que vocês poderão contar, ao longo dos próximos 2 anos, com uma ADPEC INDEPENDENTE para elogiar e apoiar, mas, também, para cobrar ou criticar quando necessário. Saibam que estaremos sempre de portas abertas para ouvir e dar voz às opiniões de todos os associados, até como forma de combater o monopólio do discurso, dando espaço de fala para a expressão de diferentes visões.

Saibam que somos muito gratos pela confiança em nós depositada pela expressiva maioria da categoria, mas que estamos aqui para acolher, defender e lutar pelos direitos de todos e todas. Aqui, se inicia uma NOVA e PROMISSORA ADPEC.

Por fim, peço um momento de reflexão com o Salmo 17, que demonstra a nossa servidão diante de Deus, a
pequenez, agradeçamos a Ele e peçamos proteção para mim, para minha família, para você que nos escuta, e suas famílias, confiança n’Ele, que nunca nos abandona em todos os momentos de atribulações que passamos em nossas vidas:

EU VOS AMO, Ó SENHOR, SOIS MINHA FORÇA E SALVAÇÃO.

EU VOS AMO, Ó SENHOR! SOIS MINHA FORÇA, MINHA ROCHA, MEU REFÚGIO E SALVADOR!
Ó MEU DEUS, SOIS O ROCHEDO QUE ME ABRIGA, MINHA FORÇA E PODEROSA SALVAÇÃO.

(REFRÃO)

Ó MEU DEUS, SOIS O ROCHEDO QUE ME ABRIGA SOIS MEU ESCUDO E PROTEÇÃO: EM VÓS ESPERO! INVOCAREI O MEU SENHOR: A ELE A GLÓRIA!
E DOS MEUS PERSEGUIDORES SEREI SALVO!

(REFRÃO)

VIVA O SENHOR! BENDITO SEJA O MEU ROCHEDO! E LOUVADO SEJA DEUS, MEU SALVADOR!
CONCEDEIS AO VOSSO REI GRANDES VITÓRIAS
E MOSTRAIS MISERICÓRDIA AO VOSSO UNGIDO.

Andrea Maria Alves Coelho