Notícias

Governador reconhece luta da ADPEC por aprovados

Luta da ADPEC pela nomeação de novos defensores e defensoras é reconhecida pelo governador Camilo durante a cerimônia de posse

 

Na noite do último dia 03 de outubro, a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, com o apoio da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará, realizou a cerimônia de posse das novas defensoras e defensores públicos do estado. A Cerimônia foi realizada na sede da Defensoria e contou também com a entrega de seis Comendas do Mérito e duas Medalhas do Mérito Defensorial, a maior honraria da Instituição e entregue ao governador Camilo Santana e ao deputado federal Mauro Filho, personalidades que contribuíram efetivamente para a solidificação da Defensoria Pública no estado do Ceará.

Com a presença do governador Camilo Santana, a cerimônia foi marcada por muita emoção dos empossados e seus familiares, além de discursos contundentes que reforçaram a importância do fazer defensorial para o combate à desigualdade social que assola o país e o Ceará. O governador Camilo Santana participou de toda a cerimônia, se emocionou e reafirmou sua crença na importância da Instituição para o momento vivido no país, para a democracia e para o povo cearense, assumindo seu compromisso com o fortalecimento e o crescimento da Defensoria Pública. Além disso, Camilo Santana reconheceu o empenho da ADPEC para a convocação dos novos defensores e defensoras ali presentes. “Quero cumprimentar Amélia Rocha, pense numa mulher guerreira, como diz aqui no Ceará, aperreia, aperreia e quando me encontrava perguntava se tudo iria dar certo e eu falava que sim, sei que ela fazia isso não por causa própria ou corporativa, mas por compreender a importância da Defensoria para o povo do Ceará. Agradeçam a Amélia também”, afirmou Camilo Santana.

Após a Assinatura do Termo de Posse dos novos defensores e defensoras, os oradores da turma empossada, a defensora Renata Peixoto e o defensor Diego Ferreira revelaram a alegria e emoção que estavam sentindo todos naquele momento e reforçaram a importância da luta defensorial para o povo cearense mais vulnerável. Renata Peixoto citou todo o apoio que os aprovados receberam da ADPEC e da gestão da Defensoria desde o início e emocionada agradeceu aos familiares presentes. Diego Ferreira fez questão de lembrar da importância do papel da defensoria, principalmente no momento em que o país está passando, e o sentido da existência de todos os defensores públicos na defesa dos direitos dos “anônimos” que existem no Ceará.

A presidenta da ADPEC, Amélia Rocha, iniciou sua fala com saudações aos agraciados da noite destacando a importância da colaboração de cada um para a consolidação da Defensoria Pública. Logo após, a presidenta se direcionou aos novos colegas defensores e defensoras para compartilhar com eles o entendimento da verdadeira função da Instituição. “Nossa missão não é apenas fazer petições bonitas e reproduzirmos direitos, mas sobretudo atuarmos nas instâncias capazes de PRODUZIRMOS direitos que verdadeiramente acolham aqueles e aquelas que historicamente não pautam as instâncias de poder: os invisíveis e as invisíveis. E somos nós defensoras e defensores públicos, os órgãos de execução desta instituição tão necessária a que o objetivo de uma República justa, livre e solidária, saia do papel e vá para as ruas e favelas de nosso Estado: que sua perspectiva não exista só na Aldeota, Cocó e Meireles, mas que seja uma perspectiva concreta também no Conjunto Palmeiras, no Grande Bom Jardim, no Caiçara de Sobral, na Batateira no Cariri, no Pedregal de Aracati, na Vila Vera Cruz em Tauá e em todos os cantos, encantos e recantos do nosso Ceará”, enfatizou Amélia.

A entrega da Comenda do Mérito da Defensoria Pública foi feita para o Secretário da casa Civil, Élcio Batista, ao Exmo. Desembargador Fernando Luiz Ximenes, aos deputados estaduais Renato Roseno e Walter Cavalcante e às entidades CEDECA e Pastoral Carcerária por suas contribuições para o fortalecimento da defensoria Pública do Estado do Ceará.

Confira aqui o Discurso na íntegra da presidente da ADPEC, Amélia Rocha.

 

ADPEC filia 31 novos associados

ADPEC filia 31 novos associados

Na manhã do dia da posse, a ADPEC esteve presente durante a escolha das comarcas dos 31 novos defensores e defensoras para dar boas vindas à Instituição e também à Associação. Na ocasião, a ADPEC levou as fichas de inscrições para os aprovados e todas foram assinadas. A ADPEC agora conta com 31 novos associados e associadas para contribuir nas lutas da Associação para a ampliação e consolidação da carreira e do atendimento à população vulnerável do Ceará.

 

Related Posts