Artigos, Conteúdos Adpec, Notícias

Gustavo Gonçalves de Barros: Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial: o nosso papel nessa luta

A discriminação racial permanece muito presente na sociedade, uma realidade perversa e preocupante que ainda atinge, diariamente, milhares de pessoas, vítimas de injustos ataques, motivados simplesmente pela cor de sua pele, pela sua “raça”. O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial reforça a urgência da reflexão sobre o tratamento que a nossa sociedade continua a dar às pessoas negras, desnuda a árdua realidade de vida da população negra na batalha por crescentes conquistas de direitos sociais. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em memória às 69 vítimas fatais do “Massacre de Sharpeville”, ocorrido em 1966, na África do Sul.

Qual seria então o nosso papel nessa luta para de fato ampliar a discussão e as ações que promovam a superação da Discriminação Racial? É uma missão que, como cidadãos, devemos compartilhar com nossos filhos, netos, sobrinhos, demais familiares e amigos, ainda na infância, incutindo na consciência dos pequenos a não reprodução de falas preconceituosas, o não incentivo ao uso de apelidos que caracterizem esteriótipos; mostrando sempre a valorização e importância da diversidade, em todas as suas formas.

Já nós, adultos, devemos buscar desenraizar preconceitos que conviveram conosco durante muitos anos, estudando e entendendo mais profundamente esses temas, com a maior acessibilidade que temos ao acervo de artigos, livros, internet, dentre outros, e que hoje podem nos servir de subsídios para a realização dessa importante missão. Isso se impõe também no nosso ambiente de trabalho, pois devemos garantir a representatividade de raças e etnias nos espaços coletivos de decisão, promovendo atividades informativas e formativas que eliminem preconceitos e estereótipos de raça.

A Defensoria Pública tem constantemente trabalhado para que essa eliminação da discriminação racial ocorra de fato por completo. A própria função de Defensor Público nos faz refletir cotidianamente, sobre essas questões, mormente em decorrência da nossa missão de promoção dos Direitos Humanos e da defesa dos necessitados em todos os graus. Também observa-se uma força tarefa das Associações dos Defensores Públicos, desde 2021, em um trabalho conjunto com a campanha “Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial”, que continua surtindo grandes efeitos e promovendo diversas ações que visam eliminar qualquer tipo de preconceito, seja ele no âmbito social ou mesmo no âmbito interna corporis.

Importante que reflitamos diuturnamente, tanto na vida privada, quanto na pública, como estamos nos posicionando a favor dessa luta contra a discriminação racial. Quais passos estão sendo dados nesse sentido, e o que pode ser aprimorado? Esse é o caminho para entendermos que essa é uma luta de todos.