Sem categoria

Habitafor fará cadastro de famílias em ocupação (Jornal O Povo)

O defensor do Núcleo de Ações Coletivas da Defensoria Pública do Estado, Thiago Tozzi, é o atual mediador da retirada e explica que o órgão propôs inserir as famílias sem-teto no cadastro da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor). Uma nova tentativa de desocupação pacífica será feita, hoje pela manhã, na área verde do Passaré, onde se alojam, desde o último dia 15, quase três mil ocupantes.

O defensor do Núcleo de Ações Coletivas da Defensoria Pública do Estado, Thiago Tozzi, é o atual mediador da retirada e explica que o órgão propôs inserir as famílias sem-teto no cadastro da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor). Hoje, a Defensoria deve enviar unidade móvel ao local para fazer o cadastro.
Mas Tozzi ressalta: “Se eles disserem que não querem se cadastrar, não temos o que fazer”. Os sem-teto resistem a essa saída porque querem novo terreno, determinado pela Prefeitura, para construir as casas. “Cadastro é só promessa”, justificou, ao O POVO, uma das mulheres ocupantes. “Levamos uma proposta de desocupação pacífica, e os ocupantes não demonstraram consenso em aceitá-la… Eles querem uma solução mais concreta e isso não é viável hoje. O que podemos dar é uma perspectiva”, equilibra Thiago Tozzi. “Vamos tentar mobilizar a moradia, sem ser no plano emergencial. Vamos representá-los junto à Habitafor”.
Caso não haja um acordo para a desocupação pacífica da área verde, explica o defensor público, Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza e a Polícia Militar (PM) são os órgãos que estarão envolvidos na retirada das famílias. A assessoria de imprensa da Guarda Municipal antecipou que já houve reuniões com a PM para planejamento da ação. Os sem-teto migraram do Barroso, Jardim União, Serrinha e comunidade Rosalina.
Fonte: Jornal O Povo, 25/1/2009