Sem categoria

Dra. Maria de Salete Castelo de Amoreira, na coluna “Minha História, Nossa luta”

Salete

O semblante sereno esconde uma personalidade forte e determinada, marcas de uma pioneira. A dra. Maria de Salete Castelo de Amoreira é uma das fundadoras da Defensoria Pública no Ceará. Ela foi a 1ª Secretária da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), depois foi Conselheira da Adpec, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB CE). Além de Conselheira, foi uma das diretoras da Adpec.

“Lembro quando me chamaram para formar a Associação dos Defensores Públicos do Ceará com o objetivo de defender nossos interesses”, diz ela, cheia de memórias guardadas no coração. Dra. Salete confidencia que “desde novinha queria fazer faculdade de Direito”. “Mas ficava na dúvida porque meu pai achava melhor fazer o curso normal”. Os caminhos são trilhados nem sempre como querem os nossos pais.

Uma professora foi sua fonte de inspiração na carreira do Direito. “Eu perguntei à ela se podia fazer Direito mesmo fazendo o curso normal”, revela.

Concorreu a Defensora Geral do Estado, na primeira eleição para o cargo. Agradecida ao que a vida lhe reservou, a dra. Salete diz que não guarda rancores, tem todos como seus amigos. “Concorri ao Conselho da OAB e fui eleita. Recebi a Medalha Padrão da OAB e isso tudo é muito gratificante pra gente…”, resume.