Notícias

I Prêmio Adpec de Jornalismo reuniu jornalistas e Defensores Públicos na Associação Cearense de Imprensa

I Prêmio Adpec de Jornalismo reuniu jornalistas e Defensores Públicos na Associação Cearense de Imprensa

Na noite desta segunda-feira (18) a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec) realizou a cerimônia de entrega do I Prêmio Adpec de Jornalismo no auditório da Associação Cearense de Imprensa (ACI). Os nove vencedores receberam troféus, certificados e uma quantia em dinheiro. Após a cerimônia de entrega foi realizada uma recepção no terraço da ACI.

A diretoria de Adpec criou o Prêmio com o objetivo de reconhecer, nos veículos de comunicação e seus profissionais, a capacidade de disseminar a democratização do acesso à justiça, aproximando ainda mais os Defensores Públicos dos assistidos. A premiação pretende dar visibilidade ao trabalho defensorial, estimulando o debate e a reflexão sobre ações sociais e de direitos humanos desenvolvidas pelos Defensores Públicos nas suas variadas áreas de atuação. Por acreditar em uma política institucional de transformação social, onde o que é direito para o defensor se materializa em direitos para os usuários dos serviços da Defensoria.

O I Prêmio Adpec de Jornalismo foi dividido em três categorias (jornalismo impresso, telejornalismo e radiojornalismo) e reuniu o valor de 16.500,00 em premiações, divididos em 1º, 2º, e 3º lugar. A comissão julgadora foi formada pela comunicação da Adpec, Anadep e Defensoria Pública Geral, pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará, por dois diretores da Adpec e representantes da Associação Cearense de Imprensa e do Sindicato dos Radialistas do Ceará. “Reconhecemos no Prêmio um excelente instrumento de democratização desse acesso à justiça. Na edição de 2018 iremos ampliar as categorias e trabalharemos o tema da Campanha nacional dos Defensores Públicos que será o sub registro”, revela Ana Carolina Gondim, presidente da Adpec.

A Adpec é a quinta associação de defensores no país a realizar um prêmio de jornalismo. “A ANADEP parabeniza e apoia o I Prêmio ADPEC de Jornalismo. A iniciativa é um excelente instrumento de aproximação com a imprensa, além de ser também um canal para divulgar o trabalho das defensoras e dos defensores públicos do Ceará. Com certeza o prêmio vai destacar a importância da Defensoria Pública não apenas na mídia, mas também para os usuários dos nossos serviços”, destaca o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Antonio Maffezoli.

 

Conheça abaixo as matérias vencedoras do I Prêmio Adpec de Jornalismo:

 

Categoria Jornalismo Impresso:

1º. LUGAR – Igor Amaral Cavalcante do jornal O Povo com a série “Presos provisórios”

http://bit.ly/2BI17zs

http://bit.ly/2BzieAS

 

2º. LUGAR – Emanoela Campelo do Diário do Nordeste com a matéria “Prevista em Lei prisão domiciliar para mães ainda é exceção no Ceará”.

http://bit.ly/2nZVtOO

 

3º. LUGAR – Nícolas Menezes do Diário do Nordeste com a matéria “Justiça Restaurativa abre caminhos para resoluções de atos infracionais”.

http://bit.ly/2rJYwwc

 

Categoria Radiojornalismo:

1º. LUGAR – Jocasta Pimentel da rádio Dom Bosco com a matéria “Profissão defensor: um agente de transformação social”

2º. LUGAR – Alex Sandro da Silva da rádio 810 Verdinha com a matéria “O acesso do cidadão à justiça”

3º. LUGAR – Germana Pinheiro da rádio O Povo CBN com a matéria “Histórias e conflitos de quem precisa da justiça”

Categoria Telejornalismo:

1º. LUGAR – Lyana Ribeiro da TV Diário com a matéria “Defesas Coletivas”.

http://bit.ly/2D5mPv5

 

2º. LUGAR – Suely Frota da TV Assembleia com a matéria “Defensoria e Cidadania”.

http://bit.ly/2D5mPv5

 

3º. LUGAR – Chagas Leal Mota da TV Verdes Mares com a matéria “Primeiro Plantão da Defensoria Pública do Estado”.

https://glo.bo/2CEVrD9

 

 

Related Posts