Conteúdos Adpec, Destaques Inicial

Maio Verde: uma mês para celebrar e valorizar a existência da Defensoria Pública

A data em que se comemora o surgimento da Defensoria Pública é no dia 19 de maio, mas durante todo o mês é celebrada a existência dessa instituição que é tão importante para o acesso à Justiça. Afinal, é por meio da Defensoria Pública que pode ser garantida a assistência jurídica integral e gratuita àqueles e àquelas que não podem pagar por essa assistência. Vale frisar que isso significa muito mais do que o acesso à Justiça no âmbito processual, mas também que abrange a educação em direitos e a defesa, em todas as esferas dos mais vulneráveis.

Infelizmente, a população ainda não tem informações suficientes sobre o trabalho realizado pela Defensoria Pública e nem mesmo sobre tudo o que pode alcançar através dela. É nesse sentido que o Maio Verde vem também como uma campanha de valorização pelos serviços prestados pelas Defensoras e Defensores à frente desse órgão tão importante que é a Defensoria Pública. O que ocorre, muitas vezes, é que há falta de Defensores nas comarcas, ou em muitos casos esses profissionais não possuem as estruturas básicas para atender a população da melhor forma e como ela merece, trabalhando muitas vezes em condições desfavoráveis, tais como a precariedade dos equipamentos e o baixo número de pessoal de apoio, dentre outros.

De acordo com a presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, essa é uma realidade que precisa ser mudada e que o Maio Verde também vem com esse propósito. “Não é somente mais uma data comemorativa, é um mês que usamos para refletir junto a sociedade e buscar melhorias para as Defensoras e os Defensores, para a instituição e por consequência, para o povo . Vale ressaltar também que isso fica mais evidente devido ao mês de comemoração, mas que fazemos esse trabalho de valorização e reconhecimento em todas as nossas ações e eventos, em qualquer mês ou data do ano. Em 2021 e 2022, a ADPEC participou ativamente da campanha da ANADEP de valorização dos Defensores, também fizemos um documentário contando sobre a história da Defensoria e as lutas até aqui e esse ano teremos diversas outras atividades nesse sentido. O reconhecimento começa dentro da nossa instituição e pelos próprios profissionais que fazem a Defensoria, para assim alcançarmos cada vez mais o respeito da população e das demais entidades”, explicou.