Sem categoria

#MaioVerde: Atendimento jurídico e de saúde à população marca comemoração do Dia do Defensor Público

Evento 19 de maioNa quinta-feira, dia 19 de maio, a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará e a Associação dos Defensores Públicos do Estado (Adpec) realizam uma manhã de atendimentos gratuitos à população na Praça do Ferreira, em Fortaleza, das 8 às 12h. Na ocasião, defensores públicos prestam orientação jurídica e esclarecem dúvidas do cidadão que tem demandas sobre saúde pública e planos de saúde, tema da campanha anual da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP).

Com o mote “Garantir o seu direito é nosso maior feito”, o evento marca o Dia Nacional do Defensor Público, comemorado em 19 de maio, em alusão a Santo Ivo, protetor dos necessitados. “Na perspectiva que a luta classista é legitimada pela atuação institucional, as associações estaduais de defensores, em parceria com a ANADEP, executam anualmente uma campanha que visa divulgar o trabalho dos defensores públicos em suas diversas áreas de atuação”, comenta a presidente da Adpec, Sandra Sá.

As orientações na Praça do Ferreira têm como objetivo esclarecer as dúvidas da população, nas áreas de atuação dos defensores, destacando também demandas sobre direito de família (como pensão alimentícia e divórcio), na área criminal, sobre direitos da mulher, direitos do consumidor, dentre outras.

O público terá acesso aos serviços da Secretaria de Saúde do Estado, com aferição da pressão arterial e ações de educação em saúde, como orientações sobre a alimentação saudável (com especialistas medindo o Índice de Massa Corpórea), orientações sobre prevenção ao mosquito Aedes aegypti, e sobre a campanha Maio Amarelo, que chama a atenção em favor da segurança no trânsito.

A ação conta, ainda, com serviços da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), com a emissão de carteiras de identidade e CPF; do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), emissão de carteiras de trabalho; do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), que fará a realização de exames de DNA; e, do Instituto dos Cegos com massoterapia.

Com informações da DPGE