Notícias

Manhã de serviços marca lançamento da campanha Família Afetiva no Dia do Defensor

Adoção, união estável, união homoafetiva, nome de pai ou mãe afetivos na certidão de nascimento. Dúvidas sobre estes e outros temas ligados ao direito de família, mote central da campanha “Família Afetiva”, foram esclarecidas pelos defensores públicos nesta sexta-feira, durante a manhã de serviços realizada pela Associação dos Defensores Públicos e (Adpec), em parceria com a Defensoria Pública do Estado, na Praça do Ferreira. A força tarefa marcou o Dia Nacional da Defensoria, do Defensor e da Defensora Pública, celebrado em 19 de maio, em alusão a Santo Ivo, considerado o advogado dos pobres.

Mais de 100 pessoas foram atendidas, mostrando, mais uma vez, que a população vulnerável do Estado tem no trabalho dos defensores a porta de entrada para a Justiça. Além da orientação jurídica, foram ofertados serviços de saúde (vacinação, mediação de pressão arterial, prevenção à dengue e DSTs, com distribuição de preservativos), expedição de documentos (RG e CPF), doação de sangue ao Hemoce, e cortes de cabelo gratuitos.

Segundo a presidente da Adpec, Ana Carolina Gondim Ferreira Gomes, na atualidade, o grande eixo do direito de família é o afeto. Por isso, a Associação Nacional dos Defensores Públicos – ANADEP escolheu o tema Família Afetiva para ser trabalhado durante o Maio Verde, em parceria com as Associações Estaduais e Defensorias Públicas, com iniciativas que têm por objetivo aproximar os defensores públicos da população, atuando na educação em direitos. “É um momento muito gratificante para os integrantes da carreira celebrar o seu dia com orientação jurídica ao público de nossos serviços”, disse.

Ao longo da semana, a presidente concedeu entrevistas a diversos veículos de comunicação, falando sobre a campanha nacional, o trabalho dos defensores e a necessidade de orçamento para que os integrantes da carreira sejam ainda mais reconhecidos e que a Defensoria preste um trabalho cada vez melhor à população.