Sem categoria

Maracanaú – Jornal O Povo

Um levantamento sobre regularidade jurídica de cada preso e as condições física da cadeia pública de Maracanaú será realizado nesta sexta-feira

Um levantamento sobre regularidade jurídica de cada preso e as condições física da cadeia pública de Maracanaú será realizado nesta sexta-feira

A cadeia pública de Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza) recebeu na manhã desta sexta-feira, 7, a visita dos defensores públicos Josiel Rocha e Fábio Ivo Gomes. Com a visita será realizado um levantamento sobre regularidade jurídica de cada preso e as condições físicas da cadeia.

Na última quarta-feira, 5, um princípio de motim foi registrado na cadeia. Cerca de 80 presos mantiveram como reféns 29 familiares que realizavam a visita semanal. A revolta se deu durante a saída dos visitantes. Os presos protestaram contra o tratamento dispensando pela equipe de vistoria a seus familiares, exigiram melhor alimentação e também reivindicaram a presença de mais defensores públicos para verificar processos.

Segundo o defensor público Fábio Ivo o objetivo é garantir o justo cumprimento da pena com respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana. "Isso contribui para diminuir o número de motins, fugas e rebeliões, o que consolida a Defensoria Pública um verdadeiro instrumento de pacificação social", ressalta Fábio Ivo. O defensor público, no entanto, ressalta que o trabalho de acompanhamento da regularidade jurídica dos presos já é feito diariamente. O que se quer ver é a possibilidade de aperfeiçoar o diálogo os presos para que eles sejam informados da situação dos seus processos.

Veículo: Jornal O Povo
Caderno: Cidade