Mês da Consciência Negra

ADPEC lança série de 4 vídeos sobre a temática

O mês de novembro é marcado pelo Dia da Consciência Negra, estabelecido pela Lei 12.519/2011. A data foi criada, pois neste dia, em 1695, Zumbi dos Palmares foi assassinado em uma emboscada de bandeirantes. Zumbi foi um dos maiores representantes da resistência negra na história brasileira e lutava pelo direito de liberdade dos escravizados. O dia é de extrema importância para que a população não esqueça da opressão contra negros no Brasil, que perdurou por quase 350 anos e até hoje reflete na sociedade.
Com o intuito de apoiar a causa anti racista, a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC) convidou Zelma Madeira, Secretária da Igualdade Racial do Ceará; Joyce Ramos, Ouvidora Geral da Defensoria Pública do Estado do Ceará; e as defensoras públicas Eduarda Paz e Luciana Amaral para dissertarem sobre o tema e estimularem o debate público acerca da luta pela igualdade racial nas redes sociais. Ao longo do mês serão abordados temas como a diferença entre racismo e injúria racial, além de formas a auxiliar no combate desse problema.
“A história do nosso país é marcada por repressão e opressão. E é assim até os dias atuais. O racismo está presente de forma marcante na sociedade e é necessária uma ação conjunta para combater essa realidade na prática.”
Kelviane Barros
Presidenta da ADPEC

Bastidores

close
Start typing to see posts you are looking for.
Sidebar