Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias, Publicações

Movimento ADPEC com você visita o núcleo da Defensoria Pública em Caucaia e NUAJA

Fazendo parte do Movimento ADPEC com você, a Associação, representada pela sua presidenta, Andréa Coelho e pela conselheira do Conselho Consultivo e Fiscal, Glaiseane Lobo, visitaram o Núcleo da Defensoria Pública do Estado do Ceará localizado no município de Caucaia no dia 09 de maio.

Durante a visita foi possível conversar com os Defensores e Defensoras que fazem atendimentos usando esse núcleo como base. O encontro também possibilitou que a diretoria da ADPEC fizesse uma observação sobre as instalações em que os profissionais atuam diariamente.

A averiguação resultou no encontro de salas sem condições de funcionamento, por conter grande quantidade de mofo, causando dificuldade na respiração e podendo ativar crises alérgicas que prejudicam o trabalho exercido pelos profissionais. As salas em questão também funcionam para receber assistidos.

As marcas de mofo não aparecem apenas no olfato do público que frequenta as salas, é possível constatar o descaso ao olhar para as paredes. As más condições de trabalho não são referentes somente ao mofo, mas o núcleo não tem bebedouro/gelágua em funcionamento, o mesmo encontra-se fora de condições de uso, a manutenção do espaço está a desejar, entre outras constatações. A respeito disso, a Presidenta da ADPEC pontua:

“As condições de trabalho que os Defensores e Defensoras do Núcleo de Caucaia enfrentam prejudicam o trabalho e o atendimento presencial aos assistidos do município. A ADPEC segue identificando e catalogando os desafios que os colegas enfrentam para o seu funcionamento diário. A Associação luta para que todos tenham boas condições para exercer essa profissão e ajudar os que mais precisam de justiça”, afirma Andréa Coelho.

No núcleo de Caucaia estiveram presentes os seguintes Defensores e Defensoras: Alexandre Antônio de Freitas Menezes, 2ª Vara Criminal; Carolina Chaib Amorim de Carvalho Pinheiro, 1ª e 3ª Varas Cíveis; Adson Warris Maia 1ª Defensoria de Família – Supervisor; Antônio Alexandrino Reis Neto, 2ª Vara de Família; Ana Raísa Farias Cambraia Alexandre, 1ª Defensoria dos JUizados Especiais Cíveis e Criminais – Atividade Cumulativa; e Germana Becco da Silva Carvalho, Petição Inicial.

Núcleo de Atendimento aos Jovens e Adolescentes em Conflito com a Lei (NUAJA)

No mesmo dia, a presidenta da ADPEC ainda visitou o Núcleo de Atendimento aos Jovens e Adolescentes em Conflito com a Lei (NUAJA). Na ocasião foi possível conversar com o Defensor Público, Francisco Rubens de Lima Júnior, acerca das problemáticas envolvendo o NUAJA.

Uma das temáticas abordadas no encontro foi a falta da sede própria do Núcleo, pois a mesma encontra-se com risco de desabamento e sua reforma ainda não foi iniciada até a data desta matéria. Atualmente os atendimentos do NUAJA estão acontecendo em um local emprestado na 5ª vara da infância e juventude.