O prêmio Mulheres Extraordinárias nasceu para homenagear tantas mulheres que são símbolo de força, versatilidade, inovação, sensibilidade e possuem um espírito aguerrido, acima de tudo!
Kelviane Barros
Presidenta da ADPEC
Reconhecendo o trabalho nobre das mulheres em diversos setores da sociedade, a ADPEC realiza mais uma edição do Prêmio Mulheres Extraordinárias. Simbolicamente executado no mês de março, o projeto busca anualmente homenagear o público feminino que trabalha pelo bem estar e na busca por um ambiente igualitário, incluindo defensoras públicas e mulheres integrantes da sociedade em geral.
2ª edição do Prêmio Mulheres Extraordinárias
Data: 23 de março de 2024
Horário: 12h
Local: ZOI Restaurante - Av. Hermenegildo Sá Cavalcante, s/n - Edson Queiroz, Fortaleza

CONHEÇA AS CATEGORIAS

A ADPEC selecionou seis categorias para fazer parte da premiação, cada uma delas representa um setor da sociedade com uma importância ímpar. Neste ano, metade das categorias são destinadas às defensoras públicas.

MULHERES PREMIADAS

A vencedora da categoria Fazendo História é Benedita Basto

Benedita Basto é defensora pública aposentada e, com imenso orgulho, teve sua história profissional perpassada pela implantação da Defensoria Pública no Ceará.

Nomeada em 26 de abril de 1979, por meio de concurso público para exercer o cargo de advogada de ofício da Assistência Judiciária do Estado do Ceará, ela assumiu a comarca de Uruburetama onde exerceu seu múnus por 14 anos defendendo os direitos da população hipossuficiente daquela comarca. Em Fortaleza exerceu suas funções em diversas varas cíveis e de família da Assistência Judiciária. Em 1993, foi nomeada pelo governador Ciro Gomes para ser coordenadora da Coordenadoria de Assistência Judiciária do Estado do Ceará – CAJE, órgão da Secretaria da Justiça do Estado do Ceará, o qual depois se transformaria na Defensoria Público do Estado do Ceará, conforme disposto na Constituição Federal de 1988. Benedita juntamente com outros colegas lutaram arduamente até que em 28 de abril de 1997 através da Lei Complementar número 06 foi criada a Defensoria Pública. Em determinação das disposições transitórias da referida lei, Benedita exerceu a função de Defensora Pública Geral do Estado até que se fizesse eleição para o referido cargo e o governador nomeasse o escolhido. Exerceu também os cargos de Subdefensor Geral do Estado e de Corregedora da Defensoria Pública por dois períodos. Foi conselheira do Conselho Superior da Defensoria Pública por vários períodos, tanto como conselheira nata como eleita. Aposentou-se em junho de 2015, após trabalhar por mais 35 anos em sua instituição. Já aposentada, foi eleita para o cargo de diretora dos aposentados da ADPEC e atualmente é presidente do conselho consultivo e fiscal da entidade. Sua determinação incansável em promover o bem-estar de nossa associação de classe é uma prova viva de que sua chama de justiça nunca se apaga.

A vencedora da categoria Mulheres na Política é Izolda Cela

Professora, psicóloga e política, emergiu como uma força transformadora, tornando-se a primeira governadora do Estado do Ceará.

É a atual secretária-executiva do Ministério da Educação, cargo que lhe foi oferecido por seu esmero e talento em prol da educação de Sobral, do Ceará e do Brasil. Sua história é um testemunho do poder do compromisso e da determinação. Natural de Sobral, foi secretária de Educação de sua cidade, secretária da educação do Estado do Ceará e vice-governadora do Ceará entre 2015 e o início de 2022, assumindo o governo do estado de abril a dezembro de 2022. Em sua jornada, enfrentou desafios, mas jamais se afastou do propósito de transformar vidas. Durante a gestão como vice-governadora, coordenou importantes ações de prevenção da violência no Pacto por um Ceará Pacífico, e coordenou o processo de implementação do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência. Na Secretaria de Educação do Estado, Izolda esteve à frente do Programa Alfabetização na Idade Certa, projeto que serviu como base para a inauguração do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Sua brilhante trajetória é marcada por avanços na educação e na sociedade.

A vencedora da categoria Defensora em Destaque é Aline Miranda

Aline é mais do que uma defensora pública do Estado do Ceará. Ela é a voz daqueles que muitas vezes são silenciados pela injustiça e pela desigualdade.

 Como professora universitária, diretora de comunicação da ADPEC e voluntária ela traz consigo uma dedicação inabalável aos princípios da justiça. Sua brilhante atuação no Direito Penal com temas como prisão, assistência jurídica e reintegração social lhe garantem uma carreira marcada por reconhecimentos. Foi fundadora e supervisora do projeto “Reconstruindo a Liberdade”, de onde nasceu o Núcleo Especializado em Execuções Penais da Defensoria Pública, dando assistência jurídica e esperança aos mais vulneráveis, deixando um legado de compaixão e determinação. Pela ação, foi premiada pelo Instituto Innovare, em 2009, e recebeu menção honrosa do Concurso de Práticas Jurídicas do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça. Seu trabalho primoroso fortalece a Defensoria Pública e o acesso à justiça no Ceará, deixando um impacto duradouro naqueles cujas vidas ela tocou e transformou para sempre.

A vencedora da categoria Trabalho Social é Annette de Castro

Annette é empresária e co-fundadora do relevante Grupo Mulheres do Brasil, que acredita na transformação da sociedade através do protagonismo feminino e que trabalha em prol de uma sociedade mais igualitária para todas e todos.

Sua trajetória é marcada por feitos extraordinários. Foi eleita, com louvor e merecidamente, uma das dez melhores executivas do Brasil, tendo deixado sua marca em corporações como o Grupo Edson Queiroz e Mallory. É Cônsul Honorária há mais de 30 anos, atualmente representando os Países Baixos. Possui ampla atuação em prol de um mundo melhor e merece todas as homenagens desta honraria. Annette personifica a verdadeira essência da liderança, da empatia e da perseverança.

A vencedora da categoria Trabalho Científico é Ana Mônica Amorim

Ana Mônica é defensora pública e professora universitária. Ela se destaca por seu compromisso com a justiça e sua incansável busca por um mundo mais justo.

Foi coordenadora-geral da Comissão das Escolas Superiores e Centros de Estudos das Defensorias Públicas do Condege. Com grande contribuição científica à atuação da Defensoria Pública na sociedade, é autora de obras jurídicas, como “Manual de Direito das Famílias”, “Acesso à Justiça Enquanto Direito Fundamental e Defensoria Pública” e “Litigância Estratégica na Defensoria Pública”. Além disso, atuou como diretora da Escola Superior da Defensoria Pública. Sua contribuição para o meio acadêmico, para a Defensoria Pública e sua classe refletem o compromisso e o esmero em seu trabalho, inspirando e impactando positivamente o seu redor.

A vencedora da Categoria Superação é Dina Maria Martins Lima, a Mestre Dina

Vaqueira e aboiadora, Dina Maria fundou, nos anos 1980, a Associação dos Vaqueiros, Aboiadores e Pequenos Criadores dos Sertões de Canindé.

 Presidiu a entidade por seis mandatos, com uma paixão incandescente e, em 2005, recebeu merecidamente o reconhecimento de mestra da Cultura do Estado do Ceará. Já em 2007, foi considerada a segunda mulher mais influente na cultura popular brasileira. Sua causa em prol dos sertanejos iniciou quando tinha apenas 14 anos e percorre até os dias de hoje. Sua história não é apenas um relato de luta, mas um testemunho da imensa força que pulsa no coração da mulher nordestina, uma guerreira incansável, cujo legado transcende as fronteiras do tempo. Todas as homenagens à Mestra Dina!

Saiba mais sobre a trajetória das premiadas

JURADAS

Para selecionar as vencedoras de cada categoria, a ADPEC elegeu cinco mulheres com uma participação ativa e marcante na sociedade para compor a comissão avaliadora. Confira as escolhidas para a edição 2024.

Formada em Direito pela UFC e pós-graduada em Direito Processual Civil pela UNIFB. Defensora pública desde 2008, titular da 13a Defensoria dos Juizados Especiais Cíveis com atuação nos Núcleos de Prática Jurídica da Uni7 e Estácio Centro.

Fez parte da diretoria da ADPEC no biênio 2017-2018, atuou como supervisora dos Juizados Especiais da Comarca de Fortaleza e IES de 2020 a 2021.

Formada em Designer de Interiores pela FIC. Coreógrafa, idealizadora e diretora geral da EDISCA – Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente. Membro permanente do Fórum Nacional de Líderes Sociais, fellow da Ashoka e líder social AVINA.

Ganhou o Prêmio Cláudia – “Mulher do Ano”- 1996, Prêmio FUNARTE 97 – “Melhor Coreografia Nacional”, Prêmio “Bem Feitor da Criança da Cidade”- Prefeitura Municipal de Fortaleza – 1997, Prêmio Abrinq pelo Direitos da Criança – 1997, Prêmio UNESCO “Juventude e Cidadania”- 1999, “Medalha da Abolição”- 1999, Finalista do Prêmio Itaú UNICEF – 1999, Prêmio “Sereia de Ouro”- Sistema Verdes Mares de Comunicação 2000. Prêmio Perfil Gestor 2010 na categoria Responsabilidade Socioambiental. Prêmio Brasil Social 2010 na categoria Arte e Cultura.

Graduada em Direito na Faculdade de Direito da UFC e em letras na UECE. Doutora em Direito Civil na Faculdade de Direito da USP. Professora dos cursos de graduação, mestrado e doutorado da UFC.

Professora do curso de graduação dos cursos de graduação e de mestrado da Uni7. É presidente da Associação Brasileira de Ensino de Direito-Abedi. É membro da Comissão de Educação Jurídica do Conselho Federal da OAB. É membro do Instituto dos Advogados Brasileiros. IAB e dos Instituto dos Advogados do Ceará – IAC e da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica-Ceará. É procuradora federal aposentada. Atualmente é coordenadora adjunta dos cursos acadêmicos, da Área do Direito da Capes.

Taís Lopes é jornalista da TV Verdes Mares, afiliada Globo, e hoje apresenta o programa ‘Inspira e Ação’, que mostra histórias e iniciativas que incentivam boas práticas no Ceará.

Taís também foi apresentadora do canal de notícias CNN Brasil em 2020, e representou o Ceará ao apresentar o Jornal Nacional durante o projeto de comemoração pelos 50 anos do maior telejornal do Brasil, em 2019. No currículo, também tem destaque o trabalho como repórter e apresentadora do Bom dia Ceará, CE1 e CE2 na TVM por 8 anos. Sem contar as coberturas locais e nacionais, para Globonews, Bom dia Brasil e The Voice Brasil.

Atuou como professora universitária. Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Público, bem como foi Conselheira Eleita do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará por dois mandatos.

Já foi Vice-Presidente da Comissão de Direito de Família da Ordem dos Advogados do Brasil. É Mestranda em Direito Público na Universidade Federal do Ceará, na área de concentração “Constituição, Sociedade e Pensamento Jurídico” e Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Interpretação e Decisão Judicial – NUPID.

Galeria de Fotos • Edição 2024

23/03/2024

close
Start typing to see posts you are looking for.
Sidebar