Adpec na Mídia, Artigos, Conteúdos Adpec, Destaques Inicial

No último domingo (21/05), a presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, teve o seu artigo “Defensoria Pública e Inclusão Social” veiculado no jornal O Povo

A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC) possui um trabalho unificado que vai além da proteção dos direitos da classe à qual pertencemos. Durante os quase 150 dias de nosso mandato, estivemos reunidos com um forte grupo disposto a unir-se em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. Uma das principais pautas de nossa gestão à frente da ADPEC é fomentar ações de inclusão social, visando à integração de públicos que são esquecidos socialmente de agendas públicas e destacando a luta pela garantia dos direitos desta população.

Com isso, a nossa Associação articulou, a nível local, no dia 12 de maio, a Campanha Nacional “Defensoria Pública: em ação pela inclusão”. O evento proporcionou palestras, exposições e apresentações culturais de maneira gratuita e aberta ao público geral. Foi um momento de encontros, diálogos e troca de experiências!

São ações como essa que promulgam a essencialidade da Defensoria Pública e o ofício de nossa categoria no amparo da população em situação de vulnerabilidade social e econômica, além da busca por uma sociedade mais inclusiva, bem como o nosso trabalho sendo uma ponte entre os órgãos públicos e a população.

Ao realizar diálogos relevantes com representantes do povo no âmbito estadual e nacional para conquistar requerimentos necessários para a defesa da Defensoria Pública, frisamos também sua essencialidade para a população hipossuficiente, tantas vezes marginalizada e excluída, como é o caso de uma parcela significativa da população brasileira: as pessoas com deficiência (PCD). Essas conversas e diálogos permitem que os governantes entendam nossas propostas e nosso entendimento de sociedade para que, desta forma, possamos promover melhorias para a população.

Portanto, acredito que nossa função social como entidade de classe está acima do que buscamos para nós. Nos pautamos na experiência de mudar positivamente a vida do cidadão que precisa desse momento de auxílio aos seus requerimentos. Vamos juntos por uma sociedade com direitos efetivamente garantidos para quem mais precisa!