A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará manifesta seu repúdio à abordagem abusiva realizada por policiais militares que, na data de ontem, por volta das 18 horas, no Bairro Edson Queiroz, sacaram armas de fogo e apontaram em direção a um defensor público e professor universitário, que vinha transitando em seu veículo particular.
Logo após, não satisfeitos, ofenderam a honra do defensor, chamando-o de criminoso, entre diversas outras palavras de baixo calão. Destaca-se que a abordagem foi realizada sem qualquer fundada suspeita, além do risco a que fora submetida a vida da vítima, que teve a arma apontada contra si.
É certo que a função policial permite abordagens e buscas pessoais. Contudo, estas só podem ser realizadas em caso de fundada suspeita e mantendo-se a urbanidade, pois vivemos em um estado democrático de direito.
Assim, a Adpec informa que irá acionar os órgãos correicionais competentes para que referida situação não venha a se repetir em nossa sociedade alencarina, repudiando toda forma de violência institucional.