Adpec na Mídia, Artigos, Conteúdos Adpec, Destaques Inicial

O artigo “A importância de incentivar a adoção” de Adriano Leitinho foi veiculado no jornal O Otimista

No Dia Nacional da Adoção, é importante refletirmos sobre a situação das crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade e abandono, e sobre a importância da adoção como um instrumento para proporcionar a essas crianças um lar e uma família amorosa. A Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garantem o direito à convivência familiar e comunitária para todas as crianças e adolescentes, e a adoção é uma forma de assegurar esse direito, quando a criança não pode ser cuidada pela família biológica.

A Lei da Adoção (Lei nº 12.010/2009) estabelece os requisitos e procedimentos para a adoção no Brasil. É necessário que os pretendentes à adoção tenham mais de 18 anos e sejam pelo menos 16 anos mais velhos do que a criança ou adolescente que desejam adotar. Além disso, é necessário que os pretendentes passem por um processo de habilitação, que inclui avaliação psicológica e social, para verificar se estão aptos a assumir a responsabilidade. É importante ressaltar que a adoção não deve ser vista como uma forma de solucionar problemas pessoais, como a infertilidade, mas sim como um ato de amor e comprometimento com a criança que será adotada. É preciso ter em mente que a adoção implica em uma série de responsabilidades, como garantir o desenvolvimento físico, emocional e psicológico da criança, além de oferecer um ambiente seguro e acolhedor.

No Brasil, segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção, existem cerca de 5,8 mil crianças e adolescentes aptos para adoção, mas ainda há um grande número de pretendentes que têm preferências específicas quanto ao perfil da criança ou adolescente que desejam adotar. É importante lembrar que todas as crianças têm o direito a um lar e uma família, independente de sua idade, raça, gênero ou condição física ou emocional. A adoção deve ser vista como um ato de amor capaz de transformar a vida da criança e da família adotiva para sempre. Para além das questões legais e burocráticas, a adoção é um ato de amor e comprometimento com o futuro de uma criança ou adolescente. É necessário que a sociedade se mobilize para apoiar e incentivar a adoção. O Dia Nacional da Adoção é uma oportunidade.