Adpec na Mídia, Artigos, Conteúdos Adpec, Destaques Inicial

O artigo “Justiça social e os Defensores”, por Kelviane Barros, foi veiculado no jornal O Povo

O nosso papel como defensoras e defensores públicos é o de assegurar os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade jurídica. Afinal, quanto mais defensores existirem, mais a justiça poderá ser feita. O acesso digno está ligado diretamente à justiça social. Com isso em mente, vamos fazer uma reflexão sobre a desigualdade que assola o Brasil e a necessidade pulsante de justiça social, princípio que afirma que todos os cidadãos possuem direitos e deveres dentro de uma sociedade — construção que fundamenta diversos aspectos que envolvem a vida social. Portanto, é seguro afirmar que a atuação constante dos defensores e defensoras têm um papel vital na construção de uma realidade mais justa.

Assim, para que a justiça seja alcançada é preciso tratar de forma desigual as pessoas que possuem realidades distintas. Essa ação pode ser um pouco complexa, mas ela parte do princípio de que não é possível julgar de forma igualitária grupos diferentes de cidadãos. Caso isso seja feito, consequentemente, existirá uma discrepância de tratamento na sociedade. Ao ter acesso às políticas que reforcem a justiça social, é possível combater a pobreza, lutar por direitos ligados à saúde, educação, habitação e ainda trabalhar pela inclusão e contra o preconceito.

Como presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC) e juntos dos associados, estamos atuantes e vigilantes para garantir direitos e buscar melhorias para aqueles que defendem a população hipossuficiente com tanto afinco. Mas a atuação da associação também está ligada ao acesso à informação de qualidade para orientar os cidadãos sobre seus direitos e deveres na sociedade.

Com isso em mente, a participação dos defensores e das defensoras no Ceará e no Brasil é fundamental para garantir a justiça social. É a partir do trabalho conjunto que podemos quebrar barreiras sociais, fomentar a cidadania e buscar a erradicação das desigualdades sociais. Seguimos juntos para garantir, cada vez mais, o acesso dos brasileiros a um sistema gratuito para o exercício dos seus direitos como cidadão.