Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notas de Apoio, Notícias

O PENSAMENTO É LIVRE, O DESRESPEITO TEM LIMITES

No último dia 14 de julho, foi comemorado o Dia Mundial da Liberdade de Pensamento, que nada mais é do que o direito conferido a todo cidadão de manter e defender sua opinião sobre um fato qualquer, um ponto de vista ou uma ideia, independente da existência de visões contrárias as suas.

Sintetizada na célebre frase da escritora Evelyn Beatrice Hall, erroneamente atribuída ao filósofo Voltaire: “Posso não concordar com nenhuma palavra do que você disse, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las”, a liberdade de pensamento é, sem dúvida alguma, uma das bases de qualquer sociedade democrática e uma garantia fundamental para as nossas relações sociais, mas que, apesar de assegurada pela nossa Constituição Federal, continua a ser flagrantemente desrespeitada em muitas situações, sobrepujada pela intolerância, ódio e arbitrariedade de alguns.

Exemplo recente desse tipo de desrespeito aconteceu com o Padre Lino Allegri, hostilizado verbalmente por partidários de um grupo político, quando celebrava uma missa na paróquia da Paz em Fortaleza/CE, pelo simples fato de haver expressado pensamento contrário ao de seus críticos, passando a ser igualmente vítima de ataques virtuais direcionados a sua paróquia.

Situações como esta nos levam a refletir sobre os inúmeros desafios impostos ao livre exercício do pensamento, não só no Brasil, mas no mundo. Preconceito, intolerância e racismo, são obstáculos recorrentes, que só serão superados por meio de um árduo trabalho de conscientização de todos, e de cada um de nós, acerca dos limites legais impostos ao desrespeito a opinião do outro. Na prática, qualquer desrespeito à legislação protetiva de direitos e garantias individuais deve ser punido pelos agentes da Justiça e da lei, na medida de sua gravidade.

Pensar possibilita aos seres moldarem sua percepção do mundo ao redor de si, para que melhor possa lidar com ele, de uma forma efetiva, em conformidade com suas metas, planos e desejos. O pensamento é a expressão mais “palpável” do espírito humano, pois através de imagens e ideias revela justamente a vontade deste, não podendo pois, a sua livre manifestação estar submetida a qualquer tipo de represálias ou patrulha ideológica.

A propósito do fato relatado, envolvendo o Padre Lino Allegri, a ADPEC lançou Nota de Apoio na qual manifesta sua total e irrestrita solidariedade ao mesmo.