Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias, Publicações

Pela valorização permanente dos defensores

O defensor público é um agente da justiça. Muito além de um cargo, os defensores atuam com a missão de garantir a defesa, em todos os graus, dos mais necessitados. Hoje, no Dia do Defensor Público, pontuamos que em razão da importância de sua atuação para a garantia de direitos fundamentais, a Defensoria Pública não pode ser suprimida, nem ter suas atribuições reduzidas, tendo em vista que ela é essencial para a manutenção da justiça.

Andréa Coelho – Presidenta da ADPEC
andreamacoelho@yahoo.com.br

 

Quando falamos sobre o trabalho dos defensores, entendemos que sua aproximação com as bases da sociedade e sua defesa universal evidencia o sentido real do fazer justiça, que é dar voz àqueles que mais precisam. Trabalhando em conjunto com os defensores, entra o papel das Associações dos Defensores que estão por todas as partes sendo um suporte para esses profissionais.

No Ceará, isso não é diferente. A ADPEC não tem medido esforços para estar lado a lado ouvindo as defensoras e os defensores cearenses, buscando formas de atender suas necessidades e de, consequentemente, ajudar também a população que precisa ser atendida. Quando há um trabalho bem conduzido por uma Associação em prol dos seus associados, toda a sociedade também ganha. Neste mês de maio, por exemplo, demos início ao movimento “ADPEC com Você”, uma ação em que a diretoria da ADPEC visita as principais sedes da Defensoria Pública do Estado do Ceará na capital e interior. As visitas têm o objetivo de averiguar a situação das defensoras e defensores em alguns municípios cearenses, o déficit de profissionais em cada localidade e como estão ocorrendo os atendimentos à população.

Essa é apenas uma das inúmeras ações que fazemos em prol dos colegas defensores e da sociedade. A execução de campanhas como a chamada “Defensores Públicos. Valorizar é questão de Justiça” é importantíssima. O movimento que foi anual, na verdade, será permanente, porque a ADPEC entende que essa valorização deve ser perene. Em 2022, a luta continua com a campanha “Onde Há Defensoria, Há Justiça e Cidadania”, que tem por objetivo marcar a defensoria como referência de acesso à justiça e garantia de cidadania aos hipossuficientes. Por isso, vamos juntos na valorização da Instituição e desses profissionais!