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Público é atendido em dois terminais pela Defensoria Pública (Diário do Nordeste)

Pelo segundo ano consecutivo, os defensores públicos, integrantes da Associação de Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC) realizaram, na manhã deste sábado, nos terminais de ônibus da Parangaba e Papicu, mutirão de atendimento com orientação jurídica destinada à população.
A média de atendimento, em cada um dos terminais, foi de 300 pessoas. O objetivo do evento foi orientar a população sobre seus direitos.
As principais dúvidas jurídicas de todos os que procuravam o serviço, realizado de forma voluntária pelos profissionais, de acordo com Victor Esteves, defensor público e presidente em exercício da ADPEC, se referiram às questões relativas ao direito do consumidor, sobretudo cobrança abusiva de juros em dívidas, e ao direito de família, nos casos de separação judicial e divórcio, incluindo pagamento de pensões alimentícias.
Essa problemática levou o vigilante João Freitas, 50, separado há mais de 30 anos de sua primeira mulher e já vivendo todo esse tempo com a segunda, a procurar orientação para efetuar sua separação legal. Disse ter sido orientado a procurar o núcleo da Defensoria Pública, no Mucuripe, onde mora.
Victor Esteves esclareceu que não só para orientar as pessoas a iniciarem um ação os defensores se encontravam ali. Há situações, diz, que não há nem necessidade da interposição de uma ação judicial, a qual pode ser evitada com uma ação de conciliação, com ajuda do defensor público, um mediador.
A ADPEC foi criada em e 1980, e desde essa época, se empenha para dar ao cidadão em condição de vulnerabilidade acesso à justiça. Para isso, descentralizou suas ações em vários núcleos de atendimento espalhados pela cidade.
A cobradora de ônibus Iraci S. da Silva, 40, apreciou a orientação recebida. Deve aumaimobiliária e está certa de um acordo sem os juros abusivos.
Fonte: Diário do Nordeste, 25/4/2010