Neste junho, o projeto “Retratos da Defensoria: a imagem por trás dos números” foi retomado pela Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC). A comitiva da entidade de classe – composta pela presidenta Kelviane Barros e o diretor do interior Emmanuel Leal de Santana – visitou as comarcas de Barbalha, Crato, Iguatu, Icó, Juazeiro do Norte, Sobral e Canindé nas últimas semanas.
Durante as visitas, os representantes tiveram a oportunidade de inspecionar as instalações dos núcleos, avaliando as condições estruturais e logísticas dos locais. Além da vistoria, as visitas da ADPEC também contemplaram um momento de diálogo com os defensores públicos que atuam nas comarcas. Através de uma escuta ativa e receptiva, a presidenta Kelviane Barros buscou compreender as demandas específicas da comarca, os desafios enfrentados pelos defensores públicos no dia a dia e as sugestões para aprimorar ainda mais o atendimento à população.
Kelviane comenta sobre a importância do projeto para que a Associação consiga desempenhar o seu papel em busca de melhorias para a classe: “As visitas permitem que possamos vivenciar a realidade de quem trabalha e de quem é assistido pelas comarcas, e assim entender quais são as suas dificuldades. Buscamos sempre o melhor não somente para nossos associados, que estão todos os dias garantindo direitos da população hipossuficiente, mas também para as pessoas que dependem exclusivamente dos nossos serviços.”
Sobre o projeto Retratos da Defensoria
A ADPEC relançou o projeto intitulado “Retratos da Defensoria: a imagem por trás dos números” que prevê a busca por melhorias nas comarcas e nos núcleos da Defensoria na capital e no interior do estado. A associação também busca entender quais são as necessidades e os pleitos dos defensores públicos cearenses, fazendo um verdadeiro raio-x das realidades encontradas em cada localidade. Ao todo serão mais de 38 núcleos visitados pela entidade.