Conhecida por ser o maior centro industrial do Ceará e localizada a apenas 24 quilômetros da capital, Maracanaú é a 4ª cidade mais populosa do estado, com aproximadamente 234.392 habitantes, segundo o Censo de 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Sua importância na economia é tangível, sendo o município com segundo maior produto interno bruto do estado, atrás apenas de Fortaleza, e o segundo maior produto interno bruto per capita do Ceará, estando atrás apenas do município de Eusébio.
Dando continuidade ao projeto “Retratos da Defensoria”, a presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), Kelviane Barros, visitou o núcleo da Defensoria Pública em Maracanaú.
No local, o defensor público da cidade, Danilo Neves, reforçou a importância do papel dos defensores públicos no acolhimento da população: “A Defensoria é a esperança dos que não têm mais para onde recorrer. Os autos, o processo, não dimensionam o impacto que a Defensoria Pública tem na vida dessas pessoas. A prática da Defensoria, quando a gente está no meio do povo e faz esse serviço de dar esperança às pessoas, aquilo não tem preço. Um sorriso, um obrigado, um abraço.”
Entenda mais sobre o projeto Retratos da Defensoria
A ADPEC lançou um novo projeto chamado “Retratos da Defensoria: A imagem por trás dos números”, que prevê buscar melhorias nas comarcas e nos núcleos da Instituição na capital e no interior do estado. A Associação também busca entender quais são as necessidades e os pleitos dos defensores públicos cearenses, fazendo um verdadeiro raio-x das realidades encontradas. Ao todo serão mais de 40 núcleos visitados. O objetivo é ouvir a classe, sanar os problemas encontrados e buscar melhorias para a rotina de trabalho dos defensores públicos.