Localizado na microrregião do Sertão de Canindé, o município de Boa Viagem possui 50.411 habitantes, segundo o Censo Demográfico 2022. A presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), Kelviane Barros, e o seu diretor parlamentar, Luís Fernando de Castro da Paz, percorreram 220 km de Fortaleza à cidade para mais uma visita do projeto “Retratos da Defensoria: A imagem por trás dos números”.
A comarca funciona dentro do Fórum Desembargador Júlio Carlos de Miranda Bezerra, na Rua Raimundo Pereira Batista. Durante a visita às salas de trabalho dos defensores e defensoras públicas do núcleo, foram observadas rachaduras nas paredes. “Precisamos de melhores condições das instalações da nossa sede, isso impacta diretamente no trabalho de nossos colegas e nos atendimentos feitos aos nossos assistidos”, explica Kelviane.
Atualmente, existem dois defensores públicos lotados na primeira vara criminal e na Defensoria Cível. “Nossa luta também se estende à quantidade de profissionais nas comarcas. Existe, hoje, um déficit no número de defensores em diversas localidades do estado. Por isso, vamos em busca de preencher essas vagas e melhorar a rotina de trabalho dos nossos colegas”, comenta o diretor parlamentar.