Brejo Santo

Retratos da Defensoria chega a Brejo Santo; comarca dispõe de apenas uma sala para defensores e defensoras atuarem

O projeto “Retratos da Defensoria: A imagem por trás dos números” foi ao município de Brejo Santo. A cidade, localizada no Cariri cearense, ao sul do estado, possui, segundo o Censo Demográfico, 51.090 habitantes. Dispondo de apenas uma sala no Fórum Governador Plácido Aderaldo Castelo, a presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), Kelviane Barros, e pelo seu diretor parlamentar, Luís Fernando de Castro da Paz, constataram um problema recorrente: a dificuldade em garantir a privacidade aos assistidos.

“Nesse cenário, muitas vezes, os assistidos da Defensoria Pública se encontram em uma situação desfavorável para realizar o compartilhamento do seu caso com o defensor da localidade. Isso se dá porque nossos colegas dispõem de um espaço pequeno e coletivo para realizar os atendimentos”, comenta a presidenta da entidade de classe, “por isso, devemos pautar nossa luta em conquistar um espaço melhor, uma sede própria que comporte o número de pessoas que procuram o acesso à Justiça”, diz. 

Localizado na Rua Antônio Fiorentino de Araújo, s/n, bairro São Francisco, a Defensoria Pública de Brejo Santo tem como vinculados os municípios de Penaforte, Jati e Porteiras. Na comarca, ainda atuam somente duas varas: a cível e a criminal. “Constatamos, mais uma vez, um déficit no número de defensores e defensoras públicas. Uma demanda recorrente e que temos levado a diversos pleitos”, comenta o diretor parlamentar.

Entenda mais sobre o projeto Retratos da Defensoria

A ADPEC lançou um novo projeto chamado “Retratos da Defensoria: A imagem por trás dos números”, que prevê buscar melhorias nas comarcas e nos núcleos da Instituição na capital e no interior do estado. A Associação também busca entender quais são as necessidades e os pleitos dos defensores públicos cearenses, fazendo um verdadeiro raio-x das realidades encontradas. Ao todo serão mais de 40 núcleos visitados. O objetivo é ouvir a classe, sanar os problemas encontrados e buscar melhorias para a rotina de trabalho dos defensores públicos.

close
Start typing to see posts you are looking for.
Sidebar