O projeto “Retratos da Defensoria: A imagem por trás dos números”, promovido pela Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), chegou à Camocim, no noroeste do estado. A visita contou com a presença da presidenta da entidade de classe, Kelviane Barros, e do seu diretor parlamentar, Luís Fernando de Castro da Paz, na sede da comarca.
A Defensoria Pública de Camocim conta com uma sede própria, localizada na Rua José de Alencar, 54, no bairro Centro. O núcleo conta com dois defensores públicos alocados, um na primeira vara criminal e um na segunda vara cível. Vale ressaltar que a cidade conta com uma população de 62.326 habitantes, segundo o Censo Demográfico 2022.
O defensor público da comarca, Edmar Lopes Albuquerque, em diálogo com a equipe da Associação, comentou sobre a importância de utilizar novas tecnologias na facilitação de processos. “A gente tem uma demanda muito maior pós pandemia. Nós temos uma interação do assistido muito mais intensa do que antes. Nós temos uma dinâmica para a realização de audiências como nunca. Hoje você faz uma audiência de qualquer lugar por videoconferência. Aceito tanto matéria criminal quanto cível, e a gente tem que ocupar esse espaço. Se a Defensoria Pública quiser crescer, a tecnologia da informação é uma arma notável”, explica.
A presidenta, Kelviane Barros, explica a importância da visita e do diálogo entre colegas da classe. “O Retratos da Defensoria busca justamente isso, ouvir nossos associados e associadas, conhecer suas realidades nas comarcas de atuação e propor, juntos, soluções reais para a nossa Instituição”, conclui.