O Núcleo de Assistência ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência (Nuapp) e o Núcleo da Defensoria Pública Especializado em Execuções Penais (Nudep) receberam o projeto “Retratos da Defensoria: A Imagem por Trás dos Números”, uma iniciativa da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC). A visita foi realizada pela presidenta da ADPEC, Kelviane Barros.
Durante a visita, os defensores públicos Emerson Castelo Branco, Delano Benevides e Francisco José Veras compartilharam as vivências e os desafios enfrentados em seus respectivos núcleos.
Delano Benevides acredita que a Defensoria Pública é uma instituição em “franca ascensão, em crescimento e amadurecimento institucional”, mas que ainda há muito para evoluir e melhorar.
Emerson Castelo Branco também reforça sobre a necessidade de melhorias na infraestrutura física e organizacional do órgão: “Precisamos de mais estagiários, nós precisamos de mais corpo administrativo. Nós somos a última esperança na vida de pessoas que estão, muitas vezes, completamente perdidas, que não acreditam mais em nada e que passam a respirar e acreditar novamente na vida através de um grande trabalho, de um grande Defensor. Nossa responsabilidade é gigante.”