Destaques Inicial, Notícias

Setembro Amarelo – Agir Salva Vidas: a ADPEC apoia essa campanha

Você sabe sobre o que se remete o mês Setembro Amarelo? É uma campanha criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão ou casos de ansiedade. É nesse mês, no dia de hoje (10/09), que se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio. Ao mesmo tempo em que há muita discussão sobre o tema, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema.

Com o tema “Agir salva vidas”, promovido pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina, a campanha Setembro Amarelo deste ano reforça a importância da participação de todos na prevenção contra o suicídio, já que conversar e falar sobre o tema de maneira segura pode ser uma excelente solução para auxiliar a reverter casos de pessoas que estão passando por depressão e tem pensamentos suicidas. No Brasil, por exemplo, são registrados cerca de 13 mil suicídios todos os anos. Desses, quase 97% dos casos estão relacionados a transtornos mentais.

A ADPEC também apoia essa campanha e acredita que o Setembro Amarelo deve se estender por todos os anos, com campanhas frequentes que visem a conscientização para que todos estejam atentos para auxiliar, de maneira segura, pessoas que estejam passando por momentos difíceis. A ADPEC também indica o contato com CVV – Centro de Valorização da Vida – que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por meio do telefone 180, email e chat 24 horas todos os dias.