Sem categoria

Solenidade de outorga da comenda Colar do Mérito é nesta terça-feira (12)

imageEstá tudo pronto para a solenidade de entrega da comenda do Colar do Mérito da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará, que será realizada nesta terça-feira (12), às 19 horas, no lobby da Torre Saúde do Complexo São Mateus. Personalidades do mundo político, que se destacaram por sua dedicação à causa da Defensoria Pública, receberão a honraria. Serão homenageados o Governador Cid Ferreira Gomes, o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual José Jácome Albuquerque, e o deputado federal Mauro Benevides.

Ao deputado federal Mauro Benevides será outorgado, ainda, o título de “Associado Honorário”, pelos relevantes serviços prestados à Defensoria Pública no âmbito federal. O parlamentar cearense acompanha a história da Defensoria Pública desde a promulgação da Constituição de 1988, tendo sido aliado de todas as lutas pelo fortalecimento da Defensoria no Sistema de Justiça até hoje.

A presidente da Adpec, Sandra Sá, ressalta a relevância de todos os agraciados de 2014, que tiveram seus nomes aprovados por unanimidade em assembleia da categoria. “São pessoas que colaboraram de forma expressiva com a justiça, fortalecendo a Defensoria Pública em nosso Estado e também em âmbito nacional, possibilitando a ampliação do acesso à Justiça aos cidadãos vulneráveis, reconhecendo e valorizando o trabalho dos defensores públicos”, frisa.

O Governador Cid Gomes, em suas gestões, deixa um legado de conquistas para os defensores públicos e para a população que necessita dos serviços da Defensoria Pública do Estado. Além da sede administrativa da Instituição, em seu governo aconteceram enormes avanços na carreira, como a idealização, realização e nomeação de todos os aprovados no último concurso público de Defensor; o reconhecimento da autonomia plena da Instituição, a reestruturação das classes da carreira, a criação de cargos no 2º grau e a valorização remuneratória da classe.

No exercício de seu sexto mandato como deputado estadual, o Presidente da Assembleia, José Albuquerque foi o articulador da EC 80/2014, oriunda de proposta da Mesa Diretora, que efetivou a autonomia plena da Defensoria Pública do Estado do Ceará na Constituição Estadual. Sensível às demandas da sociedade civil organizada, Zezinho, como é chamado, mostrou liderança e atuação decisivas para fazer valer os preceitos constitucionais em benefício dos hipossuficientes.

Conhecido amigavelmente como “o deputado amigo da Defensoria Pública”, Mauro Benevides tem sua trajetória política atrelada às lutas da Defensoria desde a Constituição de 1988. A mais recente batalha vencida foi a promulgação da Emenda Constitucional 80/2014, que fixa prazo de oito anos para que a União, os estados e o Distrito Federal dotem todas as comarcas de defensores públicos.