Notícias

Adpec participa do Encontro dos Defensores Públicos do Estado do Ceará

A Defensoria Pública do Estado do Ceará marca em seus 20 anos de história a realização do I Encontro dos Defensores Públicos do Estado do Ceará com palestrantes nacionais para discutir diversos temas do Direito. O evento reuniu mais de 250 pessoas no Hotel Mareiro, na manhã de quinta-feira, dia 27/04. A mesa de abertura foi composta pela defensora geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, pelo defensor público geral da União, Carlos Eduardo Paz, pela presidente da Associação dos Defensores Públicos do Ceará, Ana Carolina Gondim Ferreira Gomes e a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Roberta Quaranta.

Em sua fala de saudação aos participantes, a defensora geral Mariana Lobo discursou sobre o aniversário da instituição, destacando os desafios e as evoluções. “Comemorar 20 anos é mostrar que já trilhamos um longo caminho até aqui. Foram muitas lutas e conquistas desde a fundação da Defensoria, em 28 de abril de 1997, até a efetivação de sua autonomia e a sua consolidação na prestação de serviço à população”.

A mesa redonda que iniciou o I Encontro discutiu “Os meios de afirmação da nova Defensoria Pública” e pôs em debate os defensores públicos Edilson Santana Gonçalves Filho, Maurílio Casas Maia e Patrícia Ketterman sobre os desafios da carreira no que tange a assistência judiciária gratuita.

O I Encontro dos Defensores Públicos do Estado do Ceará chancela a atuação da Escola Superior da instituição na realização de eventos voltados para a formação de defensores públicos, estagiários e outros membros da comunidade jurídica. “O I Encontro o público tem a oportunidade de participar de um debate rico e uma ampliação de horizontes acerca da gama de ferramentas institucionais que estão à disposição do agente político defensor público, enquanto no exercício de suas funções institucionais. E como podemos utilizar toda a gama de atribuições que a lei nos dá em favor do nosso assistido, melhorando a vida dele, não só no âmbito individual, como também coletivo”, ressalta Roberta Quaranta.

Informações e foto: Ascom DPGE/CE