Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

Artigo de Aline Miranda | Eliminação da Violência contra as Mulheres é uma luta diária

Minerva, Patria e María Teresa eram irmãs e foram violentamente torturadas e assassinadas em 25 de novembro de 1960, a mando do ditador da República Dominicana, Rafael Trujillo. As três eram ativistas e lutavam por melhores condições de vida no país, contrariando o que impunha o governo da época. Apenas 39 anos depois desse ato de brutalidade, em 1999, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o dia 25 de novembro como Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

No Brasil os casos de violência contra a mulher crescem a cada ano, sinalizando uma melhora nos índices de denúncia, porém a maioria dos quadros de opressão contra o sexo feminino ainda continuam reprimidos, seja por medo ou pela ineficácia da penalidade. Há uma necessidade emergente de combate a esse problema social que afeta diretamente e todos os dias uma parcela representativa da população brasileira.

A eliminação da violência contra a mulher é uma tarefa difícil, mas que deve ser praticada todos os dias e por todos. A instituição de uma data com esse propósito é fundamental para trazer à tona o debate público. Entretanto, o assunto deve ser cotidianamente pautado na sociedade, a fim de estabelecer um resultado de fato efetivo, onde as mulheres possam viver sem medo de serem oprimidas por expressarem sua opinião, perseguidas nas ruas ou violentadas dentro de sua própria casa.